Como fazer marketing gastando pouco

Como fazer marketing gastando pouco

Para micro e pequenas empresas, um dos maiores fatores que leva ao não investimento em ações de marketing é a ideia de que isto comprometerá uma parte considerável do orçamento, limitando o investimento em outros setores que são vistos como mais importantes.

Primeiramente é preciso entender que investir em marketing, quando se há planejamento, não significa “jogar dinheiro fora”. Mesmo que os resultados não apareçam de imediato, o dinheiro investido é facilmente recuperado quando a fatia de mercado que seu empreendimento atende aumenta, aumentando por consequência seu faturamento.

Além disso, para quem entende esta situação, mas mesmo assim tem um orçamento limitado, existem soluções de marketing com custos muito reduzidos e que já apresentam resultados significativos nas vendas. Hoje vamos mostrar algumas ações sugeridas.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Marketing Digital

Estamos na era da informática, e com certeza os integrantes do seu público-alvo estarão, em algum momento do dia, conectados à internet. Desta forma, por que não utilizar esta ferramenta e se manter presente na memória destas pessoas?

No marketing tradicional, por muito tempo foram utilizados meios visuais para destacar marcas, como outdoors, propaganda em jornais ou na TV. Estas soluções funcionaram por certo tempo, porém são mídias que demandam alto valor de investimento, e não segmentação do público. Imagine que um outdoor para divulgação de uma oficina mecânica pode ser visto por um motorista (pertencente ao público-alvo) ou por uma criança (fora do público-alvo).

Neste sentido, o Marketing Digital traz uma grande vantagem. Quando você utiliza ferramentas como o Facebook, Google ou outras, cada anúncio pode ser feito para públicos segmentados, seja por assuntos de interesse, idade, gênero, palavras-chave buscadas, sites visitados, etc. Desta forma, o anúncio anterior de uma oficina mecânica só seria apresentado a quem tem um carro, segue páginas sobre mecânica automotiva, ou busca por reparos automotivos.

Com esta segmentação, o valor investido tem maior retorno. Há a possibilidade de investir, por dia, qualquer quantia de dinheiro. Obviamente, quanto maior o valor investido, maior a visibilidade. Tudo isto depende, também, de como seus concorrentes trabalham com o Marketing Digital.

Além disso, só de estar presente em redes sociais, com páginas de divulgação, você já terá um ótimo meio de divulgação dos seus produtos ou serviços, além de poder apresentar dicas e conteúdos relevantes ao seu público-alvo.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade NuvemInvista na equipe

Uma equipe qualificada e motivada a trabalhar pode fazer uma diferença significativa na quantidade de clientes adquiridos e fidelizados em seu empreendimento. Para conseguir isto, você pode lançar mão de algumas ações.

Remunerar sua equipe de acordo com o desempenho utilizando, por exemplo, comissões, pode ser uma forma de incentivar a competitividade saudável e aumentar a produtividade da equipe. Contudo, esta estratégia deve ser pensada com cuidado, para que o colaborador consiga enxergar valor na comissão, e que as regras para a distribuição da mesma sejam justas.

Ter uma equipe de atendimento qualificada e com conhecimento acerca dos serviços prestados, ou produtos vendidos, pode ser um grande diferencial para a imagem que seu cliente tem da empresa, e não demanda altos investimentos.

Tais capacitações podem ser sobre processos internos, produtos, serviços, e tudo que está relacionado ao negócio. Além disso, existem cursos online à distância que incrementam este conhecimento, por meio do aperfeiçoamento profissional. Uma das plataformas que oferece cursos deste tipo é a Universidade Nuvem. Clique aqui e veja como a Universidade Nuvem pode tornar sua equipe um diferencial competitivo.

Vá atrás do seu cliente

A vantagem de micro e pequenas empresas é a possibilidade de o próprio dono estar próximo aos clientes. E ninguém sabe melhor quais os diferencias e as vantagens de uma empresa do que o proprietário.

Desta forma, aproveite desta proximidade e busque em sua região quais são os potenciais clientes do seu negócio. Vá atrás destas pessoas e, pessoalmente, apresente seu negócio, suas soluções. Uma boa divulgação, “cara a cara”, pode ser o diferencial de marketing que fará você sair na frente da concorrência.

Boca a boca

Você pode ter uma ótima equipe de vendas e as melhores estratégias de marketing, mas o melhor divulgador do seu negócio é o seu cliente. É ele que poderá recomendar, ou criticar, sua empresa com amigos e parentes.

Por isso você deve tornar seu cliente um promotor do seu negócio. E você consegue isso com um bom atendimento (como dito acima), mas também prestando um serviço de qualidade e cumprindo com o que foi acordado. Antes de mimos e agrados, seu cliente espera um que você solucione o seu problema da melhor maneira possível.

Para medir o quanto seus clientes são promotores, ou detratores, da sua empresa, você pode utilizar o método NPS (Net Promoter Score – Placar Médio de Promotores) em suas pesquisas de satisfação. Já falamos anteriormente sobe este tema, você pode ver aqui.

Agora que você já viu como fazer marketing com pouco investimento, é hora de colocar a mão na massa e aumentar suas vendas. Bom trabalho!