Empreendedorismo corporativo: como empreender sendo funcionário

Empreendedorismos Corporativo - Fonte: Pexels

Empreender é algo que vem crescendo e se popularizando entre os brasileiros, contudo engana-se quem pensa que para isso é preciso abrir o seu próprio negócio. O empreendedorismo corporativo é o ato de apresentar novas ideias e sugestões visando melhorias dentro da empresa em que se é colaborador ou prestador de serviços. Assim, tanto os líderes, gestores e todos os demais colaboradores podem ser empreendedores corporativos no local onde trabalham.  

Para isso, o empreendedor corporativo deve ter uma visão geral de como a empresa funciona, de forma a trazer melhorias não só para o próprio departamento. Sugerindo ideias, soluções, formas de otimizações de processos, melhoramento de resultados e até mesmo melhor distribuição das tarefas.  

Características de empreendedores corporativos 

Pessoas que se enquadram nesse ramo são aquelas que sempre trazem o problema já com a solução. 

Inovação e criatividade 

Inovar é a palavra que rege o empreendedor, portando trazer ideias inovadores ou mudanças que podem aumentar o rendimento da empresa também são características claras dessas pessoas. Junto com inovação ainda se tem a criatividade, afinal elaborar novos produtos e serviços de forma que tragam bons retornos são altamente dependentes do quão criativo alguém pode ser para fazer a marca se destacar no mercado.  

Não ter medo de arriscar e saber se comunicar 

Para apresentar ideias novas, é preciso não ter medo de levá-las aos superiores. Nessas horas o medo deve ser deixado de lado, e a confiança deve tomar conta. Empreendedores também terão dias bons e ruins, assim como ideias boas e outras nem tanto, por isso caso uma ideia não vá para frente não se deixe abalar. Saber se comunicar bem também é essencial para poder conseguir passar para o outro a ideia de maneira apropriada e de forma que quem estiver ouvindo consiga entender por que fazer essas mudanças pode trazer melhores resultados.  

Organização e visão sistêmica  

Pra obter os resultados desejados, organização é essencial, principalmente dentro de uma empresa. Por isso, sempre que tiver uma ideia tente organizá-la antes de levá-la para frente. E também reflita se essa solução irá apenas beneficiar o seu departamento ou todos igualmente, afinal em uma empresa todos precisam estar crescendo juntos para ir para frente. Desse modo, ter uma visão sistêmica, ou seja, do todo é importante.  

Vantagens de ser um empreendedor corporativo 

  • Colaborações mais efetivas 
  • Produtividade 
  • Redução de custos 
  • Otimização de ideias 

Como implementar o empreendedorismo corporativo em uma empresa 

Para implementar essa ação dentro de uma empresa pode levar algum tempo, mas certamente valerá a pena. O primeiro passo é deixar claro que todos podem trazer ideias e ser flexível quanto a elas, de forma que caso algo não dê certo dedos não sejam apontados, mas sim discutido o porquê de não ter dado certo. Outra dica é implementar pequenos incentivos ao empreendedorismo como eventos de equipes, discussão dos problemas atuais da empresa e também pedir por ideias para todos da empresa. Integrações também são ótimas formas de os diferentes departamentos conversarem entre si e trocarem soluções e problemas uns com os outros.