3 dicas para encontrar fornecedores bons e confiáveis

Van amarela estacionada na calçada durante o dia
(Foto: Unsplash)

Uma das partes que compõem a qualidade dos produtos ou serviços de uma empresa, impactando até no relacionamento com os clientes, são os fornecedores. Afinal, os fornecedores entregam a “matéria prima” com a qual a empresa trabalha. São, desse modo, indispensáveis para um bom funcionamento e para o sucesso do negócio.

Apesar disso, não é incomum que gestores tenham problemas com fornecedores, de forma que encontrar fornecedores confiáveis e com bons materiais nem sempre é fácil. Por isso, nós do Blog Mundo Mídia listamos dicas para te ajudar. Confira.

Pesquise online

Pesquisar quem são os fornecedores do seu ramo é uma atividade que pode ser feita sempre e a qualquer momento. Mas, em momentos de atrito com fornecedores, pesquisar online é um jeito de descobrir mais, tanto sobre o fornecedor atual como sobre as outras opções. 

Investigar é importante, pois quanto mais informações sobre cada fornecedor, menores as chances de surpresas desagradáveis. O que nos leva ao próximo tópico.

Conheça fornecedores de colegas ou concorrentes

Também é importante saber quem são os fornecedores dos colegas de empreendedorismo ou dos concorrentes em geral. Isto porque esta é uma chance de saber se seus problemas com o fornecimento de mercadorias e produtos é um problema do setor no momento ou apenas com o seu negócio. Por isso, troque informações, faça networking e mantenha um relacionamento mesmo com os concorrentes. Eventos do ramo da sua empresa podem ser boas oportunidades para trocar experiências.

Conheça bem a empresa e seu histórico

Além da importância de qualificar seus fornecedores, é importante conhecer e estar atento com a empresa de fornecimento. Isto porque os primeiros contatos, além dos produtos e serviços prestados, dizem muito sobre a companhia com a qual se está fechando negócio.

E, tratando-se de fornecedores, a confiança na entrega no prazo certo dos produtos necessários é crucial. É importante que os fornecedores honrem os acordos, e, apesar de haver imprevistos, um bom tato do gestor pode notar se o fornecedor é confiável ou não.

Somado a isto, conhecer o histórico da empresa, se ela cumpre com os prazos, sua história com outras empresas e como o fornecedor honra os compromissos é fundamental. É a partir desses conhecimentos que se torna possível fazer uma boa escolha, de fornecedores bons, pensando em custo-benefício, por exemplo. Mas, principalmente, fazer uma escolha de fornecedores confiáveis, que não deixarão sua empresa na mão.