Como trabalhar com uma demanda sazonal

Podemos definir a demanda sazonal com aquela que varia ao longo de um certo período de tempo, e tal variação é causada por conta de algum motivo que se repete com determinada frequência.

São vários os causadores de uma demanda sazonal. Isto pode variar de acordo com a região (seja o bairro do estabelecimento, até mesmo a região no país), economia local, idade e gênero dos seus clientes, entre outros fatores.

Entender a sazonalidade da sua demanda é fundamental para não ter problemas futuro com falhas no atendimento, não cumprimento das solicitações dos clientes, ou problemas de caixa nos momentos de baixa. Por isso, hoje vamos ver como trabalhar com esta demanda sazonal.

Alternativas

Se a quantidade de clientes na sua empresa varia de acordo com o período, isso significa que o que você oferece só o atende naquela determinada época. Se isso acontece, você pode buscar alternativas que atinjam um outro grupo de clientes nos seus períodos de baixa.

Antes você deve entender se você terá capacidade de atender à nova demanda e se isso realmente faz parte do objetivo do seu negócio. Aqui você não deve oferecer “qualquer coisa” só para atrair mais clientes. Deve ser algo alinhado com a sua proposta de valor.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Pós-venda

É possível que a sua demanda seja sazonal porque seus clientes só lembrem de você em determinadas épocas, mas isto não significa que você não tenha nada a ofertar no restante do tempo.

Utilizar o pós-venda pode ser uma excelente estratégia para trazê-lo de volta ao seu estabelecimento nos períodos de baixa. A manutenção do contato fará com que ele não se esqueça de você.

Note que não estamos dizendo para lotar a caixa de entrada, ou o WhatsApp, do cliente com propagandas, pois isto causará uma imagem negativa. A ideia aqui é trabalhar em torno de uma venda, ou serviço prestado, e ofertar algo complementar.

Promoções

As promoções podem ser boas alternativas ao seu negócio tanto nos períodos de alta demanda, quanto nos de baixa. A ideia é sempre aumentar a procura nas respectivas épocas.

Para os períodos de alta demanda, as promoções podem ser úteis para destacar sua empresa das concorrentes. Lembre-se que a demanda pode ser sazonal para todo o setor, não só para você. Desta forma, seus concorrentes também terão uma grande procura. Por isso a necessidade de ser mais lembrado.

Já nos períodos de baixa demanda a promoção pode servir para antecipar uma procura, pois o cliente poderá entender que, se deixar para depois, ele perderá uma boa oportunidade. Muitas vezes, um preço mais baixo pode ser o impulso que faltava para a tomada de decisão do seu cliente.

Fluxo de caixa

Ter em mãos o histórico de faturamento e gastos, bem como as previsões dos mesmos para o futuro, é essencial para um bom planejamento de como atender os períodos de alta demanda, e como sobreviver nos de baixa.

Um fluxo de caixa completo, com todos os dados inseridos da maneira correta e analisado periodicamente vai evitar que você se perca em meio à demanda sazonal e tenha seu lucro prejudicado.

Imovel Integrado