6 Passos para sua Empresa Implementar um Pós-Venda de Sucesso

Você sabia que o processo de venda da sua empresa não acaba no momento em que o cliente recebe o produto ou o serviço é finalizado? Muito pelo contrário! No mercado concorrido em que a maioria dos negócios está inserido, a diferenciação pode ocorrer no relacionamento chamado de pós-venda. Hoje vamos te passar algumas dicas de como você pode otimizar este processo em sua empresa.

Quando o cliente adquire seu produto ou serviço, por melhor que tenha sido o atendimento até o momento da compra, ainda haverá um período pelo qual o mesmo estará se adaptando à nova realidade. Seja um novo celular comprado, ou um carro que passou por manutenção, a utilização poderá originar algumas dúvidas ou até mesmo insatisfações. É nesta hora que muitas empresas pecam por não oferecer ao cliente a assistência que ele precisa, ou então tal atendimento não é feito da forma adequada. Sites como o Reclame Aqui mostram bem a insatisfação de muitos consumidores com as empresas por conta da falta de assistência. Mas como resolver este problema?

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Ofereça várias formas de contato

Na correria do dia-a-dia é complicado para a maioria das pessoas entrar em contato com sua empresa. Assim, quanto mais formas de contato você puder oferecer, melhor. Algumas pessoas não tem o hábito de fazer ligações, já outras têm dificuldade com o contato por meio eletrônico, então você precisa oferecer diferentes caminhos para que seu cliente entre em contato, como telefone, e-mail, chat, etc. Em qualquer situação, é primordial ter uma equipe de atendimento qualificada e disposta para solucionar problemas. A Mundomidia, por exemplo, oferece aos seus clientes todos estes meios de contato, feito por uma equipe especializada na área, e quando há dúvidas pode-se realizar inclusive acesso remoto à máquina do usuário, facilitando a resolução de problemas.

Seja proativo

Em casos onde há a necessidade de reparo ou manutenção após algum tempo, você não precisa esperar que seu cliente te procurar ou entrar em contato. Você mesmo pode se organizar e avisá-lo dos novos serviços que virão. Isto mostra ao cliente que, mesmo passado algum tempo, você ainda se preocupa com ele. Os sistemas Oficina Integrada e Nuvem Gestor oferecem uma ótima funcionalidade neste sentido. Você pode agendar no próprio software atendimentos aos clientes e programar notificações, via e-mail, SMS ou WhatsApp, com mensagens personalizadas. Clique aqui e saiba mais sobre estes sistemas.

Lembre-se do cliente em datas importantes

Um pequeno gesto que pode ser visto como grande diferencial é se lembrar do seu cliente em datas importantes, como seu aniversário. Uma simples mensagem pode fazer diferença no dia desta pessoa, além de manter a empresa viva em sua memória.

Mensure a satisfação

Realize pesquisas de satisfação após à venda ou contratação do serviço. Esta ação pode trazer um ótimo diagnóstico de como sua empresa é vista no mercado, principalmente porque o cliente já teve contato com seu produto ou serviço e pode pontar vários pontos positivos e negativos. Experimente utilizar o sistema NPS, conforme explicamos em um post há algumas semanas. Lembre-se que os sistemas Nuvem Gestor e Oficina Integrada possuem esta funcionalidade.

Ofereça conteúdo de qualidade

O chamado inbound marketing, ou em português marketing de conteúdo, é uma estratégia que vem sendo amplamente utilizada pelas maiores empresas do mercado. Consiste em oferecer aos seus clientes diversos conteúdos relacionados ao seu negócio, sempre visando agregar valor ao serviço do seu cliente. Novamente, esta é uma forma de mostrar que sua empresa se importa com o andamento do negócio do seu cliente.

Sua empresa sempre pode melhorar

Tenha em mente que nenhuma empresa é perfeita, bem como o produto ou serviço oferecido por ela. Assim, o feedback recebido dos seus clientes é fundamental para manter a melhoria contínua do seu negócio e otimizar seus processos, se adequando às necessidades dos clientes.

Agora é a hora de implementar o processo de pós-venda em sua empresa. Lembre-se de compartilhar conosco suas experiências.