Vale a pena investir numa lavanderia self service no Brasil?

Se você é dono de uma lavanderia, ou ao menos frequenta uma, já ouviu falar da modalidade self-service que é super popular na América do Norte e Europa. E, apesar de não ser tão popular no Brasil ainda, este tipo de serviço vem sendo valorizado e crescendo cada vez mais com o tempo. Afinal, o consumidor quer mais praticidade e deixar de se preocupar com tarefas cotidianas. E, numa lavanderia self-service, tudo fica ainda mais prático!


As vantagens para o cliente


Como o próprio nome entrega, neste modelo o cliente é responsável por manusear as máquinas de lavar no estabelecimento. Ele também seca as próprias roupas e, quando disponível o serviço, também as passa. Geralmente, cobram-se taxas separadas para cada etapa. E, com a tecnologia empregada nesses estabelecimentos, o cliente também consegue otimizar tempo e recursos.


Muitas lavanderias modernas também operam do turno da manhã até a noite, ou até mesmo 24 horas, atendendo a diferentes rotinas. Com relação ao processo, ele dura, em média, 60 a 70 minutos e é feito geralmente uma vez na semana. E, nesta uma hora que o cliente precisa esperar, ele tem acesso a uma área recreativa com assentos e rede Wi-Fi livre. Em alguns casos, até mesmo café e televisão.


As vantagens para o administrador


Adotando uma lavanderia self-service, o administrador economiza em inúmeros aspectos. Primeiro, na contratação de funcionários: como o cliente é autônomo e só precisa das máquinas para realizar o serviço, geralmente não é necessário que tenha mais de um técnico presente para auxiliá-lo com eventuais dúvidas.


No entanto, muitas lavanderias self-service também oferecem guias práticos on-line que podem ser facilmente acessados e dispensam totalmente qualquer tipo de funcionário presencial. E, com sistemas de gestão on-line que permitem administrar um estabelecimento a distância se popularizando a cada ano que passa, cuidar de qualquer tipo de lavanderia ficou ainda mais fácil.


Vale a pena investir neste tipo de serviço no Brasil?


Como informamos, lavanderias self-service não são tão populares em nosso país como em outros. Portanto, apesar de ser arriscado, é um mercado muito amplo e escasso que pode – e deve – ser explorado. Sabemos que, inevitavelmente, a automatização dos serviços operacionais irá acontecer nos mais diversos setores. Precisamos, enquanto empreendedores, estar à frente das mudanças para não sermos ultrapassados por elas.