Saiba como escolher o melhor CRM para a sua empresa

Como escolher o CRM - Fonte: Pixabay

O Customer Relationship Management, mais conhecido pela sua sigla, CRM, é um software que serve para organizar, armazenar e auxiliar a gestão do setor de vendas. Podendo ser utilizada também no marketing e em qualquer área que lide com a manutenção dos clientes e consumidores. Essa ferramenta apresenta diversas vantagens e pode facilitar o dia a dia, aumentar a produtividade e as vendas da empresa. Contudo, é preciso saber escolher qual o melhor CRM para o seu negócio. Por isso, confira a seguir algumas dicas de como escolher essa ferramenta.  

Tipos de CRM 

Primeiramente é importante saber que existem 3 tipos principais de CRM: o CRM de marketing, o CRM de vendas e o CRM de suporte.  

Marketing 

O CRM de marketing tem como objetivo a automatização de processos dessa área, assim seu foco é na atração do cliente e investimento nos leads, que seriam os consumidores com potencial em virar clientes. Suas funcionalidades contam com e-mail marketing, relatórios em tempo real, gerenciamento das redes sociais, pontuação e automação de pontuação de leads.  

Vendas 

Enquanto o CRM de vendas já tem o foco de aumentar as vendas do negócio, além de torná-las mais eficientes. Portanto, ele é voltado para a parte comercial eu se inicia na área de marketing. As funções contam com cadastros de clientes, gestão de leads, integração, gestão de vendas, relatórios e determinação de funis de vendas, tanto na parte de pré-venda e venda, como no pós-venda.  

Suporte 

Por fim, o CRM de suporte fica direcionado para o relacionamento com o cliente. Logo, quando um consumidor entra em contato com a empresa devido a algum problema, a equipe irá utilizar as funcionalidades do CRM de suporte. Essas funcionalidades contam com histórico completo do cliente, tipos de mercadoria adquirida, datas de compras etc.  

O que um CRM tem que ter 

Um bom CRM deve ser composto de no mínimo 6 funcionalidades: automatização, possibilidade de integração, acessibilidade, personalização, produção de relatórios e armazenamento de dados.  

Automatização: habilidade de automatizar uma série de processos para aumentar a produtividade da equipe.  

Integração: Por ser um gerenciador de informações com armazenamento de diversos tipos de dados, é importante que a ferramenta possa ser integrada com outras, de maneira a trazer diferente análises e planejamentos.  

Acessibilidade: um software de CRM precisa ser fácil de utilizar e intuitivo para que todos possam aproveitar suas funcionalidades da melhor maneira.  

Personalização: é importante que o software conte com uma personalização feita por meio dos dados obtidos de determinada marca. Para assim apontar qual a melhor abordagem e oferta para aquele cliente.  

Relatórios: É importante que o CRM produza relatórios recorrentemente ou em tempo real para que se possa ser analisado rapidamente novas alternativas por meio dos dados coletados.  

Armazenamento: O CRM deve conter um programa de armazenamento que organize os dados e informações de forma que elas possam ser utilizadas e acessadas facilmente em outros momentos.