5 formas de aumentar as suas vendas com o CRM

CRM nas vendas - Fonte: Pixabay

Aumentar as vendas é sempre um dos principais objetivos para quem trabalha com vendas. E uma ótima forma de fazer isso é utilizando um software de CRM, ou Customer Relationship Management. Confira a seguir 5 formas de aumentar as suas vendas com o CRM e ainda as diversas vantagens de se ter essa tecnologia na sua empresa.  

Utilize os relatórios 

Um dos melhores benefícios de se utilizar um CRM é obter dados em tempo real. Usar os relatórios produzidos automaticamente pelo software após cada venda ou ao final de cada dia pode ajudar a ter uma visão mais profunda do desempenho da equipe e da performance individual.  

Por ter os dados todos colocados em um local só, isso ainda permite ter insights mais assertivos e também a saber em que pontos é necessário mudanças, ou quais profissionais precisam de mais atenção por parte dos gestores.  

Analise os motivos de vendas não concluídas 

Para conseguir aumentar o número de vendas, é preciso entender os motivos delas não acontecerem. E o CRM pode ser ótimo para coletar análises sobre a não conclusão de vendas por meio de um simples questionário em que o vendedor deve preencher. A não efetividade de uma venda pode ter diversos motivos, e analisá-las permite avaliar a efetividade de projetos, marketing e até mesmo a abordagem dos vendedores.  

Use as integrações 

Outra vantagem de se usar um software de CRM é a possibilidade de integrações com outras ferramentas e plataformas. Você pode utilizar ferramentas para ter os dados todos centralizados e melhorar o gerenciamento deles. Os mais utilizados são de marketing digital e planejamento, assim como automatização de chatbots e uso de IA em outros processos do tratamento com o cliente e até mesmo análise de informações.  

Use o CRM nas suas ligações 

Outra maneira de poder se autoavaliar é utilizando o CRM nas ligações. Ou seja, você pode realizar gravações com clientes por meio do software, de forma que toda a ligação é gravada e armazenada, podendo ser revista novamente pelos vendedores. Isso permite que seja analisado pontos e aspectos relacionados à venda. O que pode ter um impacto positivo nas vendas e trazer novos insights para os vendedores. Um ponto positivo é que com o CRM não existe a necessidade de dispositivos corporativos, basta os funcionários terem o aplicativo baixado no celular.  

Canais de comunicação 

Utilize o CRM nos canais de comunicação. Seja e-mail, telefone, chatbots, WhatsApp etc. Bons softwares de CRM permitem que todos os canais de comunicação possam ser gerenciados em um único lugar. Assim, a gestão se torna mais ágil e rápida, aumentando a satisfação dos clientes em geral. Algumas ainda contam com textos bases para poder padronizar a comunicação e automatizar esse processo, melhorando a produtividade da equipe.