Dicas para melhorar a integração de recém-contratados na empresa

Aperto de mão entre novo funcionário e membro da equipe em integração
(Foto: Freepik)

A integração de novos funcionários, também chamada de Onboarding, pode modificar e, principalmente, auxiliar nesta etapa inicial de adaptação. Além disso, uma integração bem feita pode, também, promover maior engajamento do colaborador na empresa. Sem falar, é claro, que pode economizar tempo de trabalho, contribuindo com a produtividade geral da empresa.

Por isso, trouxemos dicas que podem facilitar o Onboarding de novos funcionários e, também, a rotina da gestão de pessoas quando novos integrantes se juntarem à empresa. Acompanhe-nos!

Utilize diferentes metodologias

Muitas vezes, a integração de novos colaboradores envolve a apresentação dos valores, ideais e objetivos da empresa, assim como apresentar o ambiente de trabalho e outros profissionais. Em alguns casos, treinamentos também são ofertados no primeiro dia ou primeira semana, além da adaptação necessária do novo funcionário.

E tudo isso são muitas informações a serem absorvidas. É, além de difícil, quase impossível aprender tudo de uma vez. E, por isso mesmo, variar as apresentações e palestras com atividades práticas pode ser uma boa atitude na integração. Isto é, ter diferentes metodologias presentes na integração é uma maneira de não deixar o novo funcionário cansado ou desmotivado com toda a assimilação a ser feita desta nova etapa.

Trabalhe o acolhimento ao novo funcionário

Do mesmo modo, sentir-se acolhido e pertencente a esta empresa é um aspecto humano com profundos impactos no dia a dia do trabalho. Assim, boas relações entre os funcionários e entre eles e seus líderes pode ser o fator que mantém a motivação em dia, dentre outros. 

Nesta lógica, por mais que seja subestimada, o acolhimento ao novo funcionário pode facilitar a adaptação, a motivação e a produtividade nestes primeiros dias ou primeiras semanas de trabalho. Por isso, trabalhar com a equipe para que haja aproximação com o novato pode ser uma boa ideia. Também é interessante contar com símbolos de boas-vindas, como pequenos presentes relacionados ao trabalho.

Tenha espaço para feedbacks, sugestões e dúvidas

Por fim, é importante ouvir o novo colaborador e também colaboradores antigos que passaram pelo Onboarding. A integração pode fazer toda a diferença na trajetória do trabalho e, também, ajudar a reter talentos. Logo, melhorar o processo da integração pode ser feito de modo mais fácil ouvindo quem passou por ele.

Questionários e caixa de sugestões e de comentários, anônimas, podem auxiliar a entender os pontos fortes e fracos da integração, visando sua melhoria. Esclarecer que dúvidas podem ser consultadas sem constrangimento, e com quem, também tende a facilitar o início no novo trabalho.