Dicas de negociação para praticar na área de vendas

Dicas de negociação
(Foto: Freepik)

Todos os setores de uma empresa tem sua importância fundamental para a saúde e andamento do negócio. E, no caso da área de vendas, esta importância é crucial. O setor de vendas pode funcionar como o motor de uma empresa, impulsionando sua expansão. Nesse contexto, os desafios em vendas são tão grandes quanto a importância dessa área. 

Por isso, trouxemos 4 dicas de negociação para experimentar no setor de vendas a fim de aumentar o faturamento da empresa. Confira!

Invista na preparação e treinamento

O treinamento e a preparação para a área de vendas podem, em alguns casos, estar menosprezados ou subvalorizados em uma empresa, mas podem modificar muitas negociações. Isto porque estar preparado permitirá ao vendedor compreender o cliente, assim como estar atualizado com relação ao mercado. Desta forma, ter melhores argumentos e mais conhecimentos aumenta o campo da negociação.

Logo, as informações e conhecimentos importantes de ter são, por exemplo:

  • Sobre o produto ou serviço em questão;
  • Sobre as atualizações e comportamento do mercado;
  • Sobre o comportamento daquele perfil de consumidor;
  • Sobre como transparecer confiança e autoridade, entre outros.

Saiba lidar com o “não”

Na área de vendas, também é importante, no momento da negociação, saber lidar com o “não”. Afinal, conseguir um “sim” do cliente, concretizando a venda, é o grande objetivo da negociação, mas reagir mal a um “não” pode finalizar a negociação, invés de ser apenas um obstáculo. Desta maneira, contornar o ‘não’, como se faz com obstáculos, envolve manter a calma, perguntar e entender porque o cliente não quer fechar negócio naquele momento. O que nos leva ao próximo tópico.

Exercite o ouvido

Ouvir o cliente é essencial para a negociação. No imaginário popular, um vendedor fala e gesticula bastante, está sempre explicando seu produto ou justificando o preço da venda. Embora explicar o produto e justificar o preço da venda possam ser importantes, uma das melhores dicas de negociação é saber ouvir o cliente. Isto porque é apenas ouvindo qual é a necessidade do cliente que é possível indicar o melhor produto ou serviço.

Além disso, ouvir o consumidor pode dar a chance de se construir um relacionamento, de forma que, mesmo que a venda não se concretize naquele momento, pode haver chance de vendas futuras.

Negocie calmamente

Por fim, é importante saber negociar com calma. Não tenha pressa ao conversar com o cliente. Dê tempo a ele para pensar durante a conversa, e também pense e reflita com base na conversa, na negociação e no produto em questão. Esta simples postura pode dissipar uma impressão de que o vendedor só quer “empurrar” o produto para o cliente, impressão que prejudica a negociação.

E para conhecer técnicas de vendas que são complementares com estas dicas, acesse este outro artigo do Blog Mundo Mídia!