Técnicas de vendas para testar e aumentar o faturamento

Um homem e uma mulher passando o cartão fechando uma compra com uma mulher atrás do balcão
(Foto: Unsplash)

Bater metas na área de vendas não é fácil, e, ultimamente, parece estar mais difícil. Dito isto, além de promoções eventuais, campanhas na área de publicidade e mudanças de estratégias dentro da empresa, as técnicas de vendas podem ser de grande ajuda. Afinal, saber manejar técnicas na relação e no atendimento com o cliente, pensando nas vendas, é parte essencial do trabalho.

Por isso, trouxemos importantes técnicas de vendas para motivar a equipe de vendas a testar e, com isso, procurar aumentar o faturamento da empresa. Confira.

Pergunte para compreender: do que o cliente precisa?

Considerar as informações que o cliente traz quando vai realizar uma compra demonstra que o cliente está sendo ouvido. E considerar essas informações também implica em perguntar para o cliente, garantindo que ele se sinta ouvido. Logo, perguntar como é o uso do produto no cotidiano, para qual finalidade ele é desejado, e quais as expectativas do cliente com este produto ou serviço são questões importantes a serem feitas.

Perguntando, o vendedor também angaria mais informações para direcionar o melhor produto ou serviço para o cliente. Aumentando, em consequência, o grau de compreensão da demanda do cliente e ofertando, também, um ótimo atendimento em nome da empresa.

Ofereça garantia

Garantias de 7 ou 30 dias para devoluções ou trocas aumentam a confiança do cliente na empresa e na própria satisfação com o produto ou serviço. Desta forma, fechar negócio com a empresa se torna mais fácil, pois o risco do cliente sair perdendo é menor ou nula. 

E para que a garantia seja, também, um incremento no bom relacionamento do cliente com a empresa, ela deve ser bem explicada. Seus detalhes de acionamento devem ser explicados para o cliente, assim como o prazo e condições. Com o conhecimento prévio do cliente, a garantia diminui hesitações com relação à compra.

Use a prova social

Mostrar ao cliente que outros consumidores obtiveram o mesmo produto ou serviço e ficaram satisfeitos, este é um resumo da prova social. E o poder da prova social como técnica de vendas é a demonstração de que, apesar de dúvidas ou hesitações, o produto entrega o que foi prometido, e o cliente não precisa se preocupar com isso. Além disso, a prova social pode gerar o entusiasmo de compartilhar da mesma satisfação que estes outros clientes.

A prova social também pode ser feita com números de vendas e estatísticas que corroborem para dizer ao cliente que o produto tem alta qualidade, durabilidade, dentre outros.