O que é gestão de riscos e qual sua importância na empresa?

Pessoas em uma reunião empresarial informal, representando a importância do planejamento e gestão de riscos.
(Foto: Freepik)

A gestão de riscos não é comumente realizada em pequenas empresas, mas pode ser de fundamental importância para momentos de imprevistos e crises. Isto é, grandes empresas investem cada vez mais nesse tipo de gestão, em especial as que trabalham com projetos. Mas realizar a gestão de riscos e elaborar um planejamento beneficia qualquer tipo de empresa. Por isso, viemos trazer informações a respeito do que é e qual a importância da gestão de riscos em uma empresa.

Qual o objetivo da gestão de riscos?

A gestão de riscos tem o objetivo de mapear, identificar e analisar ameaças e riscos na concretização de um projeto da empresa, aumentando suas chances de sucesso. Logo, este tipo de gestão inclui, no caso de cada projeto ou objetivo empresarial, as pessoas envolvidas (equipe e gerente, por exemplo). Os riscos, por sua vez, são os eventos hipotéticos que podem se tornar obstáculos à concretização do projeto.

Assim, identificando estas ameaças e desenvolvendo um planejamento estratégico de enfrentamento de riscos, imprevistos se tornam menos nocivos. Passa a ser possível contornar situações, diminuindo as consequências negativas dessas ameaças, uma vez localizadas.

Como elaborar um planejamento de gestão de riscos?

Em linhas gerais, o que é interessante de incorporar a um planejamento de gestão de riscos é, por exemplo:

  • Objetivo do projeto;
  • Membros envolvidos;
  • Mapeamento dos riscos;
  • Classificação de prioridade dos riscos;
  • Planos para atenuar os riscos.

Com estes elementos, torna-se possível elaborar uma gestão de riscos. Entretanto, apenas a gestão de riscos pode ser pouco efetiva caso seja necessário utilizar estratégias de atenuação, de fato. Isto porque a situação do mercado financeiro ou do comércio local podem auxiliar ou dificultar a efetivação das estratégias.

Por isso, é importante também fazer a gestão de riscos aliada ao planejamento geral da empresa e às projeções financeira, de vendas e outras. Isto é, com os dados aproximados da situação da empresa no futuro, a construção do planejamento e da gestão de riscos é mais precisa. Afinal, uma gestão de riscos elaborada com a projeção das receitas da empresa em cada parte do projeto permite melhor alocamento de recursos.

Desta maneira, é importante além de identificar os riscos, também pensar a probabilidade de ocorrência de tais riscos, seus impactos, estratégias de resolução, e monitoramento. Tudo isso aliado às projeções da empresa. O maior exemplo da importância de estar minimamente preparado frente aos riscos foi a pandemia de Covid-19. Portanto, não negligencie esta gestão em sua pequena empresa.