O que o empreendedorismo aprendeu com a pandemia

Empreendedorismo na pandemia - Fonte: Pexels

A pandemia trouxe uma nova visão de mercado, e com isso empreendedores tiveram que usar toda a criatividade possível para conseguir progredir nessa situação. E muitos empreendedores mostraram que mesmo em momentos difíceis e de crise ainda é possível se sair bem e conquistar novos clientes. Além de que processos que talvez ainda demorassem um pouco para se estabelecerem completamente no mercado acabaram sendo adiantados, como é o caso do e-commerce e e-business. Confira a seguir o que o empreendedorismo aprendeu com a pandemia. 

Reserva financeira 

Quem imaginaria que o mundo inteiro pararia em pleno século 21, não é mesmo? Em questão de meses o comércio mundial ficou congelado, e com isso muitas empresas por não terem reservas financeiras para aguentarem esse período acabaram indo à falência. Isso evidenciou como sempre guardar um pouco do lucro é necessário, pois nunca se sabe quando será preciso ter essa reserva financeira. Empresas com um caixa mais preparado conseguiram sobreviver melhor a esse período e continuar suas vendas.  

Negócios digitais 

Sem poder sair de casa, os ambientes digitais se tornaram a principal forma de movimentar o mercado, se tornando algo mandatório para qualquer empreendimento. Assim, o que antes era opcional se tornou essencial, de forma que muitas empresas acabaram migrando totalmente para o digital. Portanto, ter um bom site, engajamento nas redes sociais e ter um forte marketing digital são as chaves do sucesso hoje em dia.  

Flexibilidade 

Toda empresa possui seu planejamento e se organiza de acordo com ele, estabelecendo metas e objetivos. Contudo, certas situações, como pandemias, não podem ser previstas e nessas horas se sai melhor quem sabe se adaptar. Dessa forma, flexibilidade é necessária para saber como sair por cima, afinal uma empresa sempre pode se reinventar e fazer mudanças. Dentro disso também pode-se citar atualizações da empresa com relação a tecnologia. Uma das grandes mudanças que se teve foi o trabalho “home office” que hoje está se tornando tendência, e que mostrou como as empresas também precisam estar se renovando para que seus próprios funcionários consigam dar o melhor de si.  

Sem pessoas não há negócio 

Por fim, a pandemia mostrou a importância que o cliente tem para uma empresa. Com a Internet, os usuários podem postar avaliações das empresas, de produtos e serviços prestados, o que evidenciou como essa relação precisa ser o foco de qualquer negócio. Ter um cliente feliz, que sabe que é ouvido, que sua opinião traz mudanças na empresa, se tornaram imprescindíveis. A pessoas querem saber que existe uma maior conectividade entre a marca e seus clientes, algo que tornou a fidelização de clientes possível.