O que é projeção financeira e quais seus tipos na empresa?

Objetos de finanças representando a projeção financeira
(Foto: Freepik)

Projeções financeiras são comuns no mercado financeiro, e este tipo de uso e trabalho com os dados sobre as finanças também podem ser feitos em empresas. Pequenas empresas, em especial, podem se beneficiar da projeção financeira por permitir antever, aproximadamente, os resultados. Assim, o planejamento também é facilitado, para reagir a situações adversas que podem surgir de maneira menos imprevisível em um negócio.

Assim, a projeção financeira é uma das ferramentas que permitem organizar financeiramente uma empresa. E para saber quais seus tipos, confira abaixo.

Projeção de lucros

Embora as projeções raramente detectem valores que se concretizam de maneira precisa, as aproximações são importantes. Nesse contexto, a projeção de lucros serve para antever quais serão as receitas, tendo em vista as despesas previstas e as vendas esperadas.

Logo, somado ao fazer de análises financeiras recorrentes na empresa, é possível ter dados aproximados das receitas dos próximos meses. Com isso, tomar decisões se torna facilitado, seja para modificar preços, incluir produtos e serviços ou saber em qual setor da empresa investir.

Projeção de vendas

A projeção financeira de vendas é a projeção da receita proveniente das vendas de determinado período. Diferentemente da projeção de lucros, ela também leva em conta o comportamento do mercado, comportamento do consumidor, o desempenho de concorrentes, e o desempenho de cada produto ou serviço da própria empresa.

Desta maneira, a projeção de vendas serve, também, para permitir ao gestor identificar quando é necessário fazer mudanças nessa área, ou ainda estipular novas metas de vendas.

Projeção de fluxo de caixa

A projeção financeira de fluxo de caixa é a que melhor serve para preparar a empresa para momentos difíceis. Isto porque, prevendo aproximadamente o valor das entradas e saídas no caixa da empresa, momentos de caixa negativo tornam-se previsíveis. E, com isso, é possível criar estratégias para enfrentar este momento, saber se é a hora de pedir um empréstimo. E, principalmente, saber quanto é necessário ter de reserva financeira na empresa.

Projeção de investimentos

A projeção de investimentos está relacionada aos investimentos já feitos na empresa e suas recorrências. Olhando para estes dados, o gestor pode identificar quais os próximos setores que necessitam de investimento. Isto, é claro, tendo em vista o impacto de investimentos anteriores nas receitas da empresa, com as outras projeções de auxílio.

Projeção de balanço patrimonial

A projeção de balanço patrimonial é a projeção mais relacionada com a consistência e estabilidade do negócio. Isto porque, a partir dela, e especialmente a partir da análise deste balanço com o passar do tempo, somado às outras projeções, é possível notar a segurança do negócio.