Como elaborar um planejamento de marketing imobiliário?

A pandemia da COVID-19 alterou muitos pontos do mercado imobiliário nacional. Além da modificação da demanda e também das taxas governamentais, a própria estratégia de captação e manutenção de clientes foi balançada, tendendo mais para os meios de comunicação digital e estratégias de marketing para redes sociais.

 Pensando nesse cenário e nos agentes imobiliários que ainda têm dúvidas em como elaborar um planejamento de marketing para o setor, leia agora mesmo nossas dicas para realizar uma programação eficaz para o seu negócio:

1 – Defina com clareza quais são seus objetivos e os meios de comunicação utilizados

Com o cenário comunicacional da sua cidade em mente, faça um levantamento de quais os veículos você utilizará para divulgar seus imóveis. Com isso você conseguirá traçar qual é o seu público-alvo e os objetivos que justificam o seu investimento. 

Perceba que cada mercado regional tem suas especificidades, bem como o público atendido em cada imobiliária, de acordo com o foco da empresa. Em alguns locais, o ideal é o marketing outbound, com meios de comunicação como outdoors, rádios e TV’s. Em outros, os meios digitais que criam relacionamentos (inbound) são os principais aliados. 

2 – Organize o seu público alvo (Persona)

Com os meios de comunicação bem definidos, o correto é delimitar o seu alvo. A melhor maneira de realizar esse processo é a criação de personas, ou seja, de modelos determinados de seu alvo médio. 

Esse norteamento é crucial para que você não invista em meios de comunicação que seu público não está presente e não jogue dinheiro fora. Com a análise prévia de seu cenário de atuação, determine quais são as características socioeconômicas de quem você atende, como idade, profissão, renda média e tudo aquilo que possa influenciar na forma de interagir com a sua clientela.

3 – Faça a análise dos dados alcançados e defina os indicadores do trabalho

Para saber se o seu planejamento de marketing teve resultado positivo, o ideal é definir os indicadores de performance (KPI’s, em inglês) que nortearão os trabalhos, com parâmetros específicos para análise do investimento e a relação dele com o público.

Monte planilhas com os dados iniciais e também questionários avaliativos para o seu público e cruze essas informações para mensurar o retorno do capital aplicado. Lembre-se que esse planejamento pode ser alterado com o tempo e também as variáveis de análise.

Agora que a sua imobiliária pode realizar um planejamento de marketing de sucesso, invista na gestão de sua carta de imóveis com o Imóvel Integrado!

Com ele você terá controle total da sua empresa e conseguirá emitir relatórios detalhados de tudo que circulou na sua imobiliária! Se ainda não conhece todas as nossas funcionalidades, faça agora mesmo o NOSSO TESTE GRÁTIS DE 7 DIAS e seja referência na sua região!

Imóvel Integrado