Como usar o WhatsApp para aumentar as vendas

Aumentar as vendas com o WhastApp - Fonte: Pexels

O WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação dos brasileiros, e utilizar esse aplicativo nas vendas pode ser uma ótima forma de conseguir novos clientes e fidelizar quem já conhece a marca. Por isso, confira a seguir 4 dicas de como usar o WhatsApp para aumentar as vendas. 

1. Utilize listas de transmissão ao invés dos grupos 

Uma prática comum para quem utiliza o WhatsApp para vendas é criar um grupo e colocar ofertas, produtos e lançamentos no mesmo. Contudo, utilizar listas de transmissão pode ser muito melhor que grupos, pois não traz aquela percepção de correntes de grupos de WhatsApp, que a maioria das pessoas não tem mais paciência. 

Com as listas de transmissão é possível mandar a mesma mensagem para até 256 pessoas, e dessa forma estabelecer uma comunicação de um para um. O que aumenta as chances de obter uma resposta por parte do cliente. Além disso, é possível criar diferentes listas classificando-as de acordo com o tipo de cliente.  

2. Foque no que é relevante 

Utilize o WhatsApp para chamar atenção das pessoas, ou seja, é use conteúdos relevantes para gerar interesse nos consumidores. Portanto, a dica é ser o mais objetivo possível, e não enviar textos enormes ou áudios de vários minutos. Foque naquilo que você sabe que o cliente tem interesse e sempre busque perguntar a opinião dele de tempos em tempos.  

3. Sempre peça autorização antes de adicionar o contato a uma lista 

Ser adicionado a uma lista ou grupo sem o consentimento do consumidor pode trazer um efeito negativo para a proposta de usar o WhatsApp para vendas. Portanto, a dica é sempre pedir a autorização do cliente antes de adicioná-lo em uma lista de transmissão, por exemplo. Se o sim vier, as chances de que vendas ocorram pelo canal se tornam muito maiores.  

4. WhatsApp como atendimento e suporte 

Hoje poucas pessoas ainda têm paciência de ficarem esperando em uma ligação para serem atendidas. O WhatsApp veio para facilitar isso, e já é um dos meios de comunicação favoritos dos brasileiros para perguntar, tirar dúvidas sobre preços e tipos de produto, etc. Então, aproveite as vantagens que essa ferramenta oferece para dar o melhor suporte possível, além de mostrar empatia e profissionalismo. Isso com certeza irá aumentar as chances de a venda ser finalizada e também do cliente entrar em contato mais vezes.  

Procurando por mais dicas sobre como aumentar as suas vendas? Então não deixe de conferir como fazer o cliente comprar novamente em só 4 passos