Com o intuito de alcançar seus objetivos, as empresas geralmente estabelecem metas para alinhar todos os setores e direcionar seus funcionários. Contudo, nem sempre as metas conseguem ter a efetividade desejada. Para conseguir isso diferentes técnicas foram criadas, como a é o caso da SMART. Confira a seguir o que é essa técnica e como aplicá-la.
O que é a técnica SMART?
Essa técnica é utilizada para auxiliar na criação de metas de uma forma mais inteligente. No caso, cada letra da palavra significa uma palavra. O S seria de específico, o M de mensurável, o A de atingível, o R de relevante e o T de tempo. Essa técnica ajuda a entender como uma meta deve ser desenvolvida, colocando as prioridades e também sendo realista com o que a empresa consegue alcançar.
Como fazer uma meta baseada na técnica SMART
S de específico
O primeiro passo para conseguir definir uma meta é ter um objetivo bem definido do que se quer. Tente ser o mais específico possível, por exemplo se for uma empresa de vendas, quantos produtos devem ser vendidos até determinado dia. Você até pode partir de um objetivo geral, mas precisa definir subobjetivos que sejam específicos para conseguir criar um caminho para chegar no mais geral.
M de mensurável
Outra parte fundamental é conseguir medir suas metas, ou seja, tem que ser algo que pode ser acompanhado. Ou seja, divida a meta em pequenas tarefas e a cada conclusão verifique como está a evolução do caminho tomado. Isso permite saber também se o que foi definido realmente está trazendo um resultado, ou se é preciso alterar algo. É preciso conseguir avaliar se o que está sendo adotado está trazendo o efeito desejado.
A de atingível ou realístico
Empresários novos geralmente querem estabelecer logo metas grandes e ambiciosas, porém esse pode não ser o melhor método e talvez seja por isso que você esteja tendo dificuldades em atingi-las. Portanto, atente-se a estabelecer objetivos que estejam de acordo com a realidade da empresa. Comece por metas menores e conforme elas forem conquistadas, você pode ir aumentando.
R de relevante ou prioritário
Geralmente mais de uma meta é definida, contudo é importante colocar prioridade entre elas. Afinal, é preciso ter bem claro quais metas realmente irão impactar para você alcançar o objetivo final. Por isso, coloque uma lista de prioridades para as metas definidas.
T de tempo
Toda meta estabelecida, para trazer resultados, precisam apresentar um tempo para serem alcançadas. Estabelecer um tempo para alcançar algo aumenta as chances de elas serem efetivas e realmente alcançadas.