Como realizar as configurações iniciais do Nuvem Gestor?

Entenda como realizar as primeiras etapas das configurações iniciais no Nuvem Gestor. Veja como gerenciar permissões, colaboradores e os dados da empresa.

configurações iniciais nuvem gestor

Para que o Nuvem Gestor possa funcionar de forma adequada e atender às necessidades do seu negócio, é imprescindível que você realize algumas configurações iniciais no sistema. 

Essas configurações envolvem aspectos como o cadastro dos seus dados, dos seus clientes, dos seus fornecedores, dos seus serviços, dos seus produtos, entre outros. 

Dessa forma, você poderá personalizar o Nuvem Gestor de acordo com a realidade e as especificidades da sua empresa.

Como realizar as configurações iniciais no Nuvem Gestor? 

Acesse o menu Configurações

Ao clicar, vai surgir um menu com diversas opções. 

O que será preciso configurar? 

  • Gerenciar permissões de acesso em “Permissões”
  • Adicionar e editar usuários em “Colaboradores”
  • Configurar os dados da empresa em “Dados da Empresa”

Gerenciar permissões de acesso 

Para cadastrar os usuários do sistema Nuvem Gestor, você precisa definir previamente as permissões de acesso que cada um terá. As permissões de acesso permitem que você controle quais recursos do sistema cada usuário pode acessar ou não. 

Você pode configurar as permissões de acesso no menu Configurações>Permissões.

As permissões de acesso são agrupadas por perfis de usuários, que correspondem aos diferentes setores ou funções da sua oficina. Por exemplo, se você tem dois vendedores na sua loja, você pode criar um perfil de usuário chamado “Vendedores” e atribuir as mesmas permissões de acesso para os dois. Assim, você não precisa configurar as permissões individualmente para cada usuário.

Na tela de perfil, você pode selecionar ou desmarcar as opções que correspondem aos recursos do sistema que você quer liberar ou bloquear para aquele perfil. Veja um exemplo da tela de perfil abaixo:

Depois de criar os perfis de usuário, você pode cadastrar os usuários no sistema. Para isso, siga as instruções de como cadastrar um novo colaborador. Durante o cadastro, você deverá escolher um perfil de usuário para o colaborador, de acordo com as permissões de acesso que você definiu anteriormente.

Adicionar e editar usuários 

No menu Configurações>Colaboradores, você pode gerenciar os usuários que têm acesso ao sistema Nuvem Gestor. Nessa tela, você pode ver a lista de todos os usuários cadastrados, editar as informações de cada um ou adicionar um novo usuário.

Para adicionar um novo usuário, clique no botão “Cadastrar Novo Colaborador” e preencha os campos solicitados. Alguns campos que merecem atenção são: usuário, senha, perfil e regras de comissão.

Para editar um colaborador, basta ir “Opções” que a será mostrada a opção de edição.

O usuário e a senha são os dados que o colaborador usará para entrar no sistema. A chave de acesso é a mesma para todos os colaboradores.

O perfil é o conjunto de permissões de acesso que o colaborador terá no sistema. As permissões de acesso permitem que você controle quais recursos do sistema cada colaborador pode usar ou não. 

Antes de cadastrar um novo usuário, é recomendável que você crie e configure os perfis de acordo com os setores ou funções da sua empresa. Foi o que explicamos como fazer no passo anterior. 

As regras de comissão são as formas de calcular a comissão que cada colaborador receberá pelos serviços ou produtos vendidos. Você pode definir a comissão por setor, por tipo de serviço ou produto, por valor individual ou pelo faturamento geral.

A comissão é calculada com base nas ordens de serviço entregues no período selecionado. O vínculo entre a ordem de serviço e o colaborador é feito pelos serviços e produtos adicionados na ordem de serviço. 

Para ver o relatório de comissões, acesse o menu Financeiro>Comissões. Nessa tela, você pode filtrar as ordens de serviço por data, por colaborador ou por status e gerar o relatório de comissões.

Depois de filtrar as ordens de serviço, o sistema mostrará o relatório de comissões com os valores e as porcentagens de cada colaborador.

Configurar os dados da empresa 

Neste passo, vamos continuar a configuração do sistema Nuvem Gestor, ajustando as informações da sua empresa e do seu email. Essas informações são importantes para que o sistema possa gerar as ordens de serviço e os relatórios com os dados corretos da sua oficina. 

Além disso, o email configurado será usado para enviar as ordens de serviço e os relatórios por email para os seus clientes.

Na tela de configurações da empresa, você pode preencher os campos com os dados da sua oficina, como o nome, o endereço, o telefone, o CNPJ, a inscrição estadual, entre outros. Você também pode adicionar a logomarca da sua oficina, que será exibida nas ordens de serviço e nos relatórios.

Acesse o menu Configurações>Dados Empresa>Dados Empresa

Para cadastrar os dados básicos, siga as instruções na tela. Já para os dados fiscais, é preciso prestar mais atenção, pois eles são essenciais para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, se você optar por esse serviço. Lembre-se: Para emitir nota fiscal, você precisa contratar o módulo adicional. 

Configuração do cupom não fiscal

Você pode escolher se quer ou não mostrar a logomarca no cupom não fiscal.

Configuração da negociação de pagamento

Se você marcar essa opção, o desconto na negociação de pagamento vai afetar a comissão do colaborador que está vinculado à OS.

Configuração da logomarca

Para enviar a logomarca, você precisa selecionar um arquivo que atenda aos seguintes requisitos:

  • Altura máxima de 150px
  • Tamanho máximo de 190Kb
  • Nome sem acentos ou letras especiais
  • Formato JPG, PNG ou BITMAP

Você pode enviar a logomarca pelo menu Configurações > Dados Empresa > Logomarca.

Se a logomarca não aparecer nos relatórios e na OS depois de enviada, você precisa limpar o cache do seu navegador. Depois de limpar o cache, você não precisa enviar a logomarca de novo. Basta imprimir um relatório ou OS que a nova logo vai aparecer.

Configuração do email

Para que os formulários de contato no site e o envio de emails no sistema funcionem corretamente, você precisa configurar uma conta de email para fazer o envio.

No Nuvem Gestor, faça o login com os seus dados de acesso.

Clique no menu Configurações > Dados da Empresa > Configura Email.

Preencha os dados: Email, Senha do email, Porta, Servidor de Saída e SSL.

Cada servidor de email tem um endereço de entrada e de saída que permite que outros programas usem essa informação para enviar emails automaticamente pela conta. Os formulários de contato no site também usam esse email para enviar as mensagens do fale conosco.

E-mails da Microsoft como hotmail.com, outlook.com e live.com não funcionam, pois usam criptografia TLS e a plataforma só aceita criptografia SSL.

Veja abaixo uma lista com os dados de configuração dos principais provedores gratuitos:

Uol Host
Servidor de saída: smtp.seudominio.com.br 
SSL: Não Porta: 587
Na Uol Host não é necessário realizar nenhum procedimento no servidor.

zoho mail 
Servidor de saída: smtp.zoho.com 
SSL: Sim Porta: 465
No Zoho Mail não é necessário realizar nenhum procedimento no servidor.

Locaweb
Servidor de saída: email-ssl.com.br 
SSL: Sim Porta: 465
Na Locaweb não é necessário realizar nenhum procedimento no servidor.

Para conferir outros servidores, acesse o link