3 erros para evitar na área de vendas

Erros a evitar na área de vendas
(Foto: Freepik)

As pequenas empresas e negócios de microempreendedores representam uma boa fatia do mercado nacional, vendendo inclusive para o governo. Assim, essas vendas mesmo de pequenas servem para movimentar o comércio nacional, além de ser o fator responsável pela própria subsistência da companhia.

Com a importância central das vendas em um negócio, nós do Blog Mundo Mídia trouxemos 3 erros para evitar na área de vendas. Evitando, também, perder no faturamento do negócio. Confira!

Falta de conhecimento sobre o público e produto

Conhecer seu público é um dos fatores que mais influencia o setor de vendas, atendimento e marketing de uma empresa. Portanto, saber qual é o principal perfil de quem frequenta seu negócio e compra seus produtos permite ofertar produtos e atendimento personalizados. Da mesma forma, o marketing pode ser mais assertivo com o perfil do consumidor traçado.

Igualmente é com relação aos conhecimentos sobre o produto. Fechar uma venda sem ter profundo conhecimento sobre o que se está vendendo é quase uma missão impossível. Quais são os pontos fortes do produto? Quais os pontos fracos? Quais os diferenciais com relação aos concorrentes? Estas são questões que um vendedor deve saber para esclarecer ao seu cliente.

Estoque desorganizado

Além disso, ter um estoque desorganizado pode atrapalhar e até atrasar os processos de entrega, prejudicando o relacionamento com o cliente. Isto, é claro, quando não ocorrem vendas de produtos que não estão no estoque, ou ainda a compra de mercadorias que ainda tem sobrando.

Por isso, um estoque organizado tem uma importância central no processo de vendas. É apenas com uma gestão de estoque bem feita que esse setor auxilia em vendas e no relacionamento com o cliente. 

Falta de análises financeiras e projeções de vendas

Ademais, sem análise dos dados de uma empresa, é possível que ela esteja operando no escuro. Promoções feitas fora de hora, por exemplo, podem prejudicar o faturamento e o resultado das vendas, invés de aumentá-los. Sem falar em descontos concedidos sem um cálculo de base, que permita que a empresa não fique no prejuízo com uma venda.

Assim, levando o histórico da empresa em consideração e analisando os dados do setor financeiro do negócio, torna-se possível tomar decisões que beneficiem as vendas a médio e longo prazo.

Do mesmo modo, fazer projeções financeiras pode tornar imprevistos contornáveis com mais facilidade. Fazendo, portanto, a falta de análises e projeções financeiras um erro a se evitar na área de vendas.