Erros para evitar na gestão do estoque da sua empresa

Mulher conferindo mercadoria encaixotada a simbolizar gestão de estoque
(Foto: Freepik)

Controlar adequadamente, sem erros, o estoque de uma empresa pode ser um desafio e tanto. Não deveria ser. Uma grande parcela das empresas varejistas ainda não investe adequadamente na gestão de estoque. Porém, esta não precisa ser a realidade de pequenas e médias empresas, que trabalham com montantes menores. Para saber quais erros evitar na gestão do estoque da sua empresa, acompanhe-nos.

Erro na contagem manual dos produtos

O erro na contagem manual ou no registro dos produtos existentes no estoque é, talvez, o erro mais comum na gestão de estoque. Quando alguém registra um número de produtos que não condiz com a realidade, pode haver vendas para produtos que faltam ou, então, a sobra de uma mercadoria que não se sabia existente.

Pouca ou nenhuma qualificação da equipe

Cuidar do estoque é uma tarefa difícil, e nem sempre apenas uma pessoa é responsável pela contagem das mercadorias, manutenção e gestão do estoque. Desta forma, treinar e qualificar a equipe responsável pelo estoque é uma das melhores maneiras de evitar erros. Com conhecimento dos processos da empresa, errar é menos provável.

Não seccionar as mercadorias

Uma empresa, em geral, comercializa diversos tipos de produtos. Ou, no caso de empresa de serviços, pode necessitar de diversos tipos de produtos, também. E, em todos esses casos, o controle de estoque deve ser feito separando as mercadorias em categorias. Esta divisão pode ser feita por tipo, pela alta ou baixa rotatividade da mercadoria, ou outro critério que seja prático para a empresa.

Não conferir recebimento das mercadorias

Conferir o recebimento das mercadorias dos fornecedores, não apenas em quantidade, como em qualidade e data de validade, é de suma importância. Na gestão de estoque, esta etapa nem sempre é bem feita, o que acarreta na necessidade de trocas ou de problemas no relacionamento com os clientes. Por isso, conferir a cada recebimento de mercadoria se tudo está nos conformes é uma necessidade a ser bem executada.

Não otimizar o controle do estoque

Em geral, muitos dos erros na gestão do estoque podem ser mitigados com uma otimização virtual. A contagem manual pode ser necessária, mas é relevante utilizar uma maneira de controle do estoque que seja otimizada, tecnológica e adequada para esta gestão. Deste modo, uma das formas de evitar a ocorrência de erros e suas consequências é utilizando um software de gestão de empresas, como o Nuvem Gestor.