Como recuperar clientes inativos e mantê-los em atividade

Um dos grandes desafios de qualquer empreendimento é lidar, curiosamente, com a chegada e inatividade de um grande volume de clientes. Isso ocorre devido a dificuldades no processo de retenção ou falhas na comunicação entre a empresa e seu público. Esses clientes que já compraram o produto/serviço da empresa, mas que por algum motivo não compram mais, são motivo de preocupação para inúmeros administradores.  

“Afinal, o que posso estar fazendo de errado para eles terem parado de comprar?”, você pode se questionar.

Entender quem são as pessoas com as quais buscamos nos relacionar e, eventualmente, estabelecer uma dinâmica contratual/comercial é extremamente importante. Mesmo assim, muitos não o fazem. Isso significa que o empreendedor pode estar fazendo tudo certo: atentando-se ao atendimento, buscando melhorias na gestão e fortalecendo a equipe, por exemplo. Porém, se ele não consegue alcançar o próprio consumidor, é tudo em vão.

Devemos compreender que cada indivíduo é único e as necessidades de um cliente não serão necessariamente a de todos. Você jamais irá conseguir impactar, incisivamente, toda a sua lista de leads. O que você pode fazer, por outro lado, é subdividir esses leads conforme os interesses de cada grupo. Em seguida, trabalhar em estratégias de retenção tendo esses dados em mente.

Dependendo do perfil do consumidor, o seu “tom de voz” será completamente diferente:

*A forma com que você se comunica nas redes sociais;

*A linguagem utilizada rotineiramente nas publicações da empresa;

*O tipo de produto ofertado;

*Até mesmo a maneira com que negociações ou o processo de compra é conduzido.

Após identificar melhor quem são os seus clientes e o que diferentes demográficos esperam da sua empresa, você irá conseguir traçar melhores metas de retenção e reduzir os altos números de evasão a cada mês. Não é tão difícil quanto você pensava, não é mesmo?

Para mais dicas de gestão e novidades sobre o mundo empresarial, continue acompanhando o blog da Mundomídia!