Como reduzir custos em uma Oficina Mecânica

Sua oficina mecânica tem realizado muitos serviços, mas o seu lucro não aumenta? Seu problema pode estar na gestão do quanto você tem gastado. Para te ajudar, vamos te dar algumas dicas de como reduzir os custos em sua oficina.

Mas antes de tudo precisamos diferenciar dois conceitos: custos e investimento. Resumidamente, o primeiro está relacionado ao valor gasto por sua oficina mecânica para manter o funcionamento e realizar seus serviços. Envolve desde os salários dos seus mecânicos ou as peças compradas até às contas de água e luz. Já os investimentos são aqueles valores que são gastos em melhorias ou intervenções necessárias, como reformas ou compra de maquinários mais eficientes para a oficina. Agora vamos às dicas de como reduzir os custos.

Faça uma análise prévia

Antes de tomar qualquer atitude para reduzir seus custos você precisa saber onde sua oficina realmente tem gastado mais do que o necessário. Para isso você precisa analisar todos os seus gastos em um período de tempo, como nos últimos 12 meses, e reconhecer os pontos onde o custo foi exagerado, seja pelo uso de algum equipamento ou produto, seja pelo tempo excessivo gasto em uma tarefa. Tudo isso faz com que o custo da oficina vá crescendo ao longo do tempo.

Esta análise pode ser feita de várias formas, mas quando se tem um sistema que gerencie as contas como o Oficina Integrada, e o mesmo é alimentado corretamente, a tarefa se torna muito mais fácil. O ideal é que se tenha um relatório de fluxo de caixa, onde você verá o exato ponto em que seus custos passaram a aumentar, e então você pode fazer uma análise minuciosa a partir dali.

Evite desperdícios

Ao realizar esta análise prévia dos custos é bem provável que você encontre como uma das causas o desperdício de produtos durantes os serviços de reparo e manutenção. Para solucionar isto você pode tomar algumas atitudes. Uma delas é acompanhar de perto, por algum tempo, como seus mecânicos realizam algumas tarefas, e verificar o exato ponto onde está acontecendo o desperdício. Mas entenda que isto não deve ser feito como forma de ameaçar seus funcionários, pois esta ação deve ter caráter educativo, ou seja, ensinar ao mecânico a melhor forma de utilizar tal produto.

Outra forma de reduzir desperdícios é manter uma boa gestão do estoque. Se você tem bem claro quantos produtos estão estocados pode fazer um controle mais específico e pontual do que está sendo utilizado. Assim, quando seu mecânico apontar na ordem de serviço que utilizou tal item, o mesmo já será descontado do estoque e você poderá fazer o acompanhamento em tempo real.

Invista em seus colaboradores

Além de poder cobrar um valor maior por seus serviços por contar com uma equipe mais qualificada, este investimento também pode reduzir seus custos. Uma mão-de-obra treinada é capaz de realizar os serviços de forma mais consciente, sem gerar gastos desnecessários. Além disso, seus colaboradores serão mais eficientes nos diagnósticos e reparos de defeitos, evitando retrabalhos. Neste sentido, recomendamos que você conheça o curso de Eletricidade Automotiva da Universidade Nuvem, clicando aqui.

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem

Dê o exemplo

Uma das melhores características de um bom gestor é ensinar pelo exemplo. Por isso, mostre como você está comprometido em reduzir os custos da sua oficina durante seu dia-a-dia. Seja evitando desperdício de material de escritório, seja não esbanjando com gastos desnecessários e exorbitantes, tudo isso passará aos seus colaboradores o seu empenho na redução de custos, fazendo com que eles passem a tomar esta atitude como padrão durante o serviço.

Saiba otimizar seus processos

Saber como reduzir custos em sua oficina mecânica envolve ter pleno conhecimento dos processos do seu negócio e conseguir observar pontos em que, apesar de não estarem gerando desperdícios, podem ser feitos de uma maneira mais barata. Ou então, pontos onde um certo investimento (em produtos ou mão-de-obra) pode gerar melhores resultados e mais faturamento por um menor custo.

Negocie com fornecedores

Um ponto onde você pode reduzir custos é nas suas compras. Como dito acima é necessário ter cuidado na gestão do seu estoque. Se ela é bem feita você terá a possibilidade de negociar melhores condições com seus fornecedores, baseado em compras maiores e entregas fracionadas. Isso faz com que você consiga melhores preços e um suprimento constante, sem correr o risco de ter o estoque zerado e deixar de executar algum serviço.

Atenção às comissões

Pagar comissões aos seus funcionários é uma ótima maneira de motiva-los a prestar um serviço cada vez melhor. Mas, ao mesmo tempo, se a ação não for planejada seus colaboradores podem se acomodar ou então se sentirem frustrados mediante o pagamento. Por isso deixe o pagamento das comissões bem atrelados, e de forma justa, ao serviço realizado.

Automatize a gestão

Por fim, ter em mãos softwares como o Oficina Integrada para automatizar toda sua gestão são um grande aliado na gestão dos custos. Para você, gestor, poder se livrar de atividades rotineiras que tomam tempo e podem ser feitas por um sistema automatizado proporcionam que você possa se dedicar mais a esta análise e na busca por novas e melhores soluções.

Em qualquer momento, conte com nossa ajuda para impulsionar seu negócio!

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.