Como seus concorrentes podem ajudar na captação de clientes da sua oficina

Sabia que seus concorrentes podem ajudá-lo a conquistar mais clientes? Descubra como.

Inicialmente pode parecer uma ideia inusitada, mas juntar-se a outras oficinas pode ser mais lucrativo do que competir. Visualize a seguinte situação: um cliente entra no seu estabelecimento e solicita alguns serviços. A sua oficina não atende todas as demandas do clientes e agora?

Por isso, é tão interessante a parceria entre as oficinas, dessa forma, quando uma não atender às demandas solicitadas, a outra pode agir como complementar. Mesmo que o cliente tenha que se deslocar de um estabelecimento para outro, apenas o fato de ter uma indicação e não precisar ter que contar todos os problemas novamente já gera satisfação e um fator motivacional.

A questão é, como deixar de ver o seu concorrente como um adversário e passar a enxergá-lo como parceiro. O primeiro passo é mapear quais são as oficinas na sua cidade ou região. Depois, descubra os serviços que elas prestam e quais são os estabelecimentos que complementam os seus.

Após traçar quem são seus possíveis parceiros, monte uma proposta de valor. Se sua oficina foca em rodas, pneus, escapamentos, alinhamento e balanceamento, busque parceria com oficinas que oferecem manutenção e reparação de motor, que oferecem lanternagem, tintura. Busque por empresas que vão complementar o seu serviço. Quando a proposta estiver pronta é hora de apresentá-la aos possíveis parceiros. Marque uma reunião, exponha os pontos e seja franco.

Além das indicações aos clientes, uma outra vantagem da parceria é poder oferecer promoções juntos. Por exemplo, se o cliente balancear e alinhar na sua oficina, ele ganha 10% de desconto na troca de óleo na oficina parceira.

Vocês também podem comprar peças juntos e por isso conseguir um maior desconto com o fornecedor. Também podem trocar peças entre si, caso esteja faltando alguma para realizar um serviço e poder repor depois, agilizando o serviço ao cliente.

Ter um aliado pode ser um grande diferencial para sua oficina. Que tal pensar sobre o assunto?

 

oficina-integrada