Funções do contador na pequena empresa

Funções do contador
(Fonte: Unsplash)

Além de ser o principal responsável pelo pagamento de impostos das pequenas empresas à Receita Federal, relação que estudiosos demonstraram que pode melhorar, o contador tem várias funções. Algumas das funções do contador na pequena empresa não são esclarecidas para empresários.

Com a obrigatoriedade do contador, a partir do momento que o empresário não é mais MEI, gestores podem pensar que se trata apenas do cálculo de tributos. Mas longe disso. Confira as dicas de como escolher um bom contador e no que ele pode ajudar sua pequena empresa.

Auxílio ao abrir a empresa

O momento de abrir um negócio costuma demandar muita atenção aos detalhes, e esta é uma das funções do contador. Afinal, mesmo um empreendedor com estudo e bem avisado pode esquecer ou não saber como proceder com alguns desafios da abertura de uma empresa. Caso seja uma empresa com participação de sócios, ou se você está em dúvida quanto ao cálculo e pagamento de taxas, pode ser uma boa já procurar um contador.

Auxílio no dia a dia da empresa

Bom, você já abriu sua empresa e ela está indo bem. Nesse caso, como o contador pode te ajudar? Se você não está habituado a contar com as funções do contador no cotidiano da empresa, prepare-se para mudar.

Entre as funções do contador está o auxílio ou orientação quanto à precificação dos seus produtos ou serviços. Isto porque ele pode estar à par do capital de giro necessário para a empresa e, com isso, sugerir preços melhores para o negócio. Dessa maneira, o contador também pode e deve estar atento ao fluxo de caixa, informando o gestor das finanças em determinado período. Até mesmo o balanço do estoque pode ser melhor gerenciado com o auxílio do contador.

Além disso, o contador é fundamental no momento de organizar documentos e formalizar o projeto financeiro da empresa para os próximos meses. Esta é uma medida que facilita pedidos de empréstimos ou de linhas de crédito, que podem ser orientadas segundo as informações dadas pelo contador, também.

Para fechar a empresa

Fechar um negócio não significa abrir mão do empreendedorismo. E este é um momento em que as funções do contador fazem toda a diferença. Caso a empresa seja composta por sócios, a divisão dependerá do contador. Ademais, o levantamento do inventário, os débitos a quitar e o acerto com a legislação também são facilitados com o contador.

Portanto, não negligencie esse profissional na gestão da sua pequena empresa e aproveite as funções do contador.