Como escolher um bom contador para sua empresa

Como escolher um bom contador para sua empresa

A contratação de um contador é, muitas vezes, tratada como questão menos importante na gestão de empresas. O que pode parecer um gasto desnecessário, na verdade é algo essencial para empreendimentos de qualquer porte.

Com exceção de microempreendedores individuais (MEI), todas os outros tipos de empresas são obrigados por lei (artigo 1.179 do Código Civil) a contar com um profissional credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para cuidar da escrituração contábil.

A partir do momento em que o empreendedor se vê obrigado a contratar um contador, o próximo passo é encontrar, entre todas as opções de profissionais autônomos e escritórios de contabilidade, a melhor opção para a sua empresa. Hoje vamos apresentar alguns pontos para se levar em conta no momento desta contratação.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Indicação

A primeira coisa a se fazer com relação à escolha de um contador é pedir indicação de outros empreendedores que você conheça e confie. Pergunte sobre o serviço prestado, se há pontos positivos ou negativos a se destacar.

Também é interessante saber neste momento como é o modo de trabalho do contador, como é feito o contato com ele (meios, facilidade, etc.), o pagamento (valores, formas), entre outros pontos que julgar relevantes.

Converse pessoalmente

Após analisar as indicações de outros empreendedores, é o momento de procurar aqueles que mais se encaixaram no seu perfil para marcar uma reunião ou uma visita e, aí sim, ver mais detalhes sobre o trabalho que possivelmente será desempenhado.

Explore as características do contador, quantos clientes ele tem na carteira (muitos clientes significam pouco tempo disponível para sua empresa), proatividade, entre outros pontos que determinarão se a relação com ele será tranquila ou trará dor de cabeça para a sua gestão.

Experiência no setor

Também é muito importante saber se o contador já trabalha, ou trabalhou, com outras empresas do mesmo ramo de atuação que a sua. Cada setor tem suas especificidades tributárias, logo, alguém com experiência na área terá mais facilidade ao trabalhar.

Entenda sobre o assunto

Por mais que você esteja justamente procurando alguém para cuidar das questões contábeis da sua empresa por você, é importante você ter, pelo menos, um conhecimento básico sobre o assunto.

Caso você busque o trabalho de um contador sem um conhecimento mínimo sobre contabilidade, sempre corre o risco de deixar passar desapercebido algum detalhe importante para a sua gestão, e isto só virá à tona quando algum problema acontecer.

Responsabilidade legal

Inicialmente qualquer problema em questões contábeis ou fiscais da sua empresa recairão sobre você. Mas é importante ressaltar que nos casos onde ficar provado que o não pagamento de algum tributo, ou outra falha, for ocasionado por mau trabalho do contador, este poderá ser responsabilizado, mediante ação judicial.

Importância de um sistema de gestão

O simples ato de enviar dados e informações sobre a empresa para o contador pode ser cansativo e desgastante para o empreendedor. São muitas informações que, se não estiverem a fácil acesso, poderão tomar um tempo desnecessário.

Neste sentido, sistemas de gestão facilitam este processo, pois é possível retirar de um só lugar relatórios financeiros, gerenciais, de estoque, caixa, etc. São informações essenciais para o trabalho do contador.

Agora é o momento de você tomar a melhor decisão com relação à contabilidade da sua empresa. Bom trabalho!

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.