Como cortar custos da empresa sem perder produtividade

Em toda empresa existe aquele momento em que as contas não andam como o esperado e que os custos estão consumindo um pedaço considerável do lucro. É nesta hora que se tomam medidas visando a redução destes custos, e nem sempre isto é feito da maneira correta.

Este impacto negativo nos processos e resultados da empresa não precisam acontecer simplesmente porque se reduziram os custos. É possível tomar esta decisão de forma racional, sem afetar a produtividade. Hoje veremos o que você pode fazer para cortar custos de forma racional na sua empresa.




Dados estruturados

Você sabe, de verdade, o que gasta na sua empresa, e em quais departamentos acontecem os custos? Este é um princípio básico para se conseguir realizar cortes que não prejudiquem a sua produtividade.

Nuvem Gestor

O ideal é que você tenha um sistema que possibilite o registro detalhado e segmentado de cada gasto do seu negócio, onde sejam informados a natureza do mesmo, o departamento, de onde saiu o dinheiro e a data em que ocorreu, no mínimo.

Esta organização permite saber com mais clareza onde você está gastando mais, e onde os custos estão controlados, ou seja, não precisam ser cortados. Isto evita que você tome ações baseadas no “achismo” e acabe prejudicando setores que não precisavam de cortes.

Análise temporal

Não basta saber apenas como foram os custos e o seu faturamento neste mês e ignorar estes dados no futuro, ou não os comparar com o passado. É necessário realizar uma análise mais ampla, buscando padrões de comportamento no seu caixa.

Se você não faz uma análise a longo prazo, pode se assustar com custos elevados em um período, tomar ações corretivas, mas na verdade isto era esperado, por algum motivo externo que se repete com determinada frequência.

Por outro lado, se você não realiza uma análise temporal pode não perceber o aumento gradativo dos seus custos sem o respectivo aumento no faturamento. Este rombo no seu lucro pode ser percebido tarde demais.

Por isto é importante ficar de olho do fluxo de caixa em períodos maiores e comparar com resultados anteriores, para que você veja a real necessidade de corte de custos, e também possa traçar ações para o futuro.

Negociação

Uma excelente estratégia para cortar custos sem que haja impacto negativo na empresa é negociar com fornecedores e credores. Você pode conseguir ótimos resultados, é só saber como conseguir o que precisa.

Com relação a fornecedores, por menor e menos relevantes que sejam os produtos que você compra, negociar uma entrega em maior quantidade, além de melhores condições de pagamento, propicia que você gaste menos, sem prejudicar seus resultados.

Já quando tratamos de credores, é preciso ter jogo de cintura para renegociar dívidas, passar maior credibilidade e, desta forma, conquista a confiança deles, uma vez que não é interessante para os mesmos que você continue devendo e não encontre uma solução para o pagamento.

Coragem

O corte de custos, por melhor que seja o seu planejamento, pode gerar insatisfações na equipe, seja por perda de benefícios, seja por mudanças nos processos internos que demandarão treinamento e adaptação.

Desta forma, é necessário ter coragem para realizar as mudanças necessárias, sabendo dosar sempre o impacto no dia a dia da sua equipe com os resultados esperados desta ação. Você não deve simplesmente se curvar às vontades da sua equipe, bem como não pode simplesmente tomar decisões sem leva-los em consideração.

Conscientização

Levando em consideração o ponto levantado acima, sobre a coragem para realizar as mudanças necessárias, uma saída para se obter maior aceitação é a conscientização da equipe sobre os motivos para tais ações, e quais os resultados esperados.

A ideia aqui é “jogar limpo”, não esconder a realidade da equipe, agindo de forma que ela compre a sua ideia e apoie este corte de custos. Fazer com que seus colaboradores aceitem de qualquer forma o que você propõe é uma péssima ideia, pois pode gerar má vontade, insatisfação e, como consequência, perda de produtividade.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online