Já usou e-mail marketing na sua estratégia digital?

O e-mail marketing é uma das ferramentas que mais gera desconfiança, por ter fama de invasivo e de não apresentar boas taxas de retorno. No entanto, esse recurso, quando bem utilizado, é um dos mais eficientes na qualificação de leads, justamente por seu caráter completo e versátil.

Com ele, você pode estreitar a relação do cliente com a sua marca de uma maneira sutil, nutrindo-o com conteúdos de diferentes aspectos e, por isso, é um aliado imbatível se você utiliza a estratégia de acompanhar o seu lead pela jornada de compra.

Utilizando o e-mail marketing, você consegue entregar o conteúdo ideal, no momento exato em que o cliente está preparado para realizar a conversão. Mas, para alcançar esse resultado positivo, é importante que você não recaia nos erros que deram má fama a esse recurso tão interessante do marketing digital.

Para tanto, vale a pena conferir as nossas dicas para utilizar o e-mail marketing da maneira correta e, assim, aumentar os seus índices de conversão.

Como estruturar um e-mail marketing que traga bons resultados

Seja uma newsletter, um conteúdo promocional e, até mesmo, um e-mail de boas vindas, em todas essas situações o e-mail marketing pode te ajudar a criar um bom relacionamento com a sua base de contatos.

No entanto, para obter o resultado que espera e converter mais clientes, lembre-se de:

1. Não fazer spam

Foi isso que tornou o e-mail marketing uma ferramenta pouco utilizada nas estratégias de marketing digital. Por isso, quando for fazer o disparo de e-mails, segmente corretamente o público e evite enviá-los para pessoas que não demonstraram interesse em seu produto ou serviço ou que não permitiram esse tipo de recebimento.

Também, evite comprar listas de e-mail e não escreva em letras maiúsculas, pois isso é considerado agressivo e tende a ir diretamente para a caixa de spam.

2. Apostar em copywriting para escrever o seu e-mail marketing

A escrita persuasiva é uma das que mais traz retornos, pois você orienta o público a agir. Porém, para que ela não recaia em um texto apelativo, que claramente demonstra o interesse na venda e o desinteresse pelo cliente, lembre-se de criar textos que se relacionem com o público, entenda a sua dor e resolva os seus problemas.

3. Avaliar as suas métricas

Toda ação de marketing necessita de uma avaliação constante para perceber se estão trazendo bons resultados. Então, após realizar o disparo de e-mails marketing, faça essa análise e verifique quais são os pontos que precisam de atenção. Assim, você torna a sua estratégia ainda mais assertiva.