4 dicas para iniciar o marketing digital em sua empresa

O marketing digital vem se tornando, a cada dia que passa, uma das melhores opções de investimento quando falamos de divulgação de pequenos negócios, de forma regional.

As possibilidades de se atingir o seu público alvo com um orçamento mais baixo são inúmeras, porém a estratégia de marketing precisa ser bem traçada para entregar todo o seu potencial.

Para quem está iniciando, o caminho pode até parecer complicado demais, mas existem algumas ações simples que podem determinar o seu sucesso. Hoje vamos ver quatro dicas para você começar sua estratégia de marketing digital com o pé direito.

Tenha um bom site
Utilize as ferramentas do Google
Mídias sociais
Segmentação é tudo

Tenha um bom site

Para iniciar a sua jornada do marketing digital, o básico é ter um site de apresentação do seu negócio. Se você pretende anunciar pela internet, não faz sentido não possuir um site para que seus potenciais clientes te encontrem.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Após registrar o domínio do seu site, você precisa construí-lo da forma mais otimizada possível para os sites de busca, como o Google. Isto envolve uma série de fatores, como o uso de palavras-chave, disponibilidade de versão mobile (para aplicativos como smartphones e tablets), tempo de carregamento da página, que está ligado ao “peso” de imagens e outros gráficos, etc.

O recomendável é buscar o auxílio de profissionais para a construção deste site, pois eles já possuem a experiência necessária para te entregar um resultado de qualidade.

Utilize as ferramentas do Google

O Google disponibiliza diversas ferramentas que são extremamente úteis para quem está começando com marketing digital. A maioria delas é gratuita e você só precisa de uma conta na plataforma para acessá-las.

Para saber quais as palavras-chave são relevantes para o seu mercado e inseri-las em seu site, o planejador de palavras-chave é uma ótima ferramenta. Ao inserir um termo que melhor identifique o seu negócio, o planejador apresenta outras opções relacionadas, bem como a quantidade de buscas no mês e a concorrência com outras empresas pela palavra.

Este planejador faz parte de uma ferramenta maior, chamada Google Ads. Nela você consegue construir campanhas patrocinadas de texto ou imagem. Para isto você precisa adicionar fundos à conta, que serão gastos a cada clique ou visualização do anúncio, de acordo com as configurações. Nele você entra em uma espécie de leilão de anúncios, onde os maiores valores conseguem mais destaque. Mas é possível conseguir ótimos resultados com baixo custo.

Também existe o Google Meu Negócio, onde você pode cadastrar sua empresa e apresenta, nas buscas do Google, resultados mais detalhados, incluindo imagens, avaliações, ofertas, formas de contato, mapa para acesso, entre outros.

Mídias sociais

As mídias sociais, com destaque ao Instagram e Facebook, concentram boa parte da nossa atenção durante o dia. Por isso não faz sentido criar uma estratégia de marketing digital que não as envolva.

Você pode conseguir muitos seguidores em sua página de forma orgânica, ou seja, gratuita oferecendo conteúdo. Seja um conteúdo “rico”, como vídeos ou e-books, ou apenas dicas simples. Tudo isso atrai a atenção do seu público.

Existe ainda a possibilidade de criar campanhas nas plataformas, de forma semelhante ao Google. Você cria seu anúncio e define o público para o qual ele será exibido, pagando por clique no mesmo.

Segmentação é tudo

A maior vantagem do marketing digital é justamente a possibilidade de segmentar o público que você irá atingir, ao invés de criar campanhas que serão exibidas sem controle de quem será impactado.

Seja no Google, no Facebook ou em outras plataformas, você deve esquecer a mentalidade antiga de atingir o máximo de pessoas possível, para pensar em como atingir quem realmente poderá ser seu cliente.

Construa a “persona” do seu público, ou seja, o perfil médio dos seus clientes e de quem você deseja capturar, e então monte a sua segmentação baseado nestas características, que podem envolver idade, gênero, localização, interesses ou palavras-chave relacionadas.

Imóvel Integrado