Conheça o omnichannel e como beneficiar sua empresa

Canais de venda (Fonte: Pixabay)
Canais de venda (Fonte: Pixabay)

Quer inovar na sua empresa com uma nova estratégia e garantir alguns benefícios? Venha conhecer o omnichannel e saiba quais são os benefícios para o seu estabelecimento.

Em uma sociedade diretamente mergulhada em canais de comunicação distintos, comunidades virtuais e diversas redes sociais, a agilidade e a qualidade no atendimento pode se tornar um diferencial entre as empresas concorrentes. Nesse sentido, os serviços de atendimento ao cliente, os famosos SAC, possuem relevância cada vez maiores. Leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais.

O que é o omnichannel?

Omnichannel, nada mais é do que um processo integrativo entre diversos canais de venda e de comunicação que possui como principal objetivo a melhora direta da experiência social do cliente com a empresa.

Do latim, omni significa inteiro e channel canal, é possível observar que esse sistema de serviço busca estabelecer um canal de comunicação, sendo capaz de responder dúvidas, tanto sobre vendas quanto sobre a própria organização do negócio. A busca, no final, é sempre estabelecer um atendimento digital eficiente.

Além disso tudo, pode-se dizer que o oferecimento de canais online (sites, redes sociais e aplicativos)  acabou resultando no estabelecimento de um pré requisito para garimpar clientes e, no fim, fidelizar eles dentro da sua empresa.

Esse conceito é importantíssimo porque busca convergir os sistemas onlines com o mundo real, diminuindo as falhas em processos que precisam dos dois modelos para existir. Sendo muito conveniente como um método futuro de beneficiar a concorrência entre as empresas. Conheça abaixo alguns tipos channels que esse conceito pode beneficiar:

Multichannel

Nesse tipo de omnichannel, a sua empresa disponibiliza diversos locais de compra, como por exemplo, sites, aplicativos, redes sociais e loja física. Nesse modelo, os canais de venda competem entre si e não trocam informações entre si, ou seja, não estão conectados.

Crosschannel

Em um crosschannel, a empresa possui mais de um canal de venda em que, mesmo com a possível competição, também existe a parceria necessária para desenvolver e complementar os negócios entre si.

Quais os benefícios do omnichannel para sua empresa?

  • Aumento na agilidade do atendimento ao cliente
  • Gerar fidelidade aos clientes;
  • Padronizar qualidade de atendimento;
  • Melhora nos níveis de satisfação do cliente;

Quais os principais desafios de aplicar o omnichannel no seu negócio?

A integração entre os canais de venda e de comunicação do seu negócio é tão complicado que pode ser encarado como uma utopia. Para ser eficaz, é extremamente importante que os membros da equipe conheçam profundamente sobre os canais de venda e tenham paciência para acompanhar cada um dos setores.