Como fazer uma gestão do tempo mais eficiente: o guia para pequenos empreendedores

Todos nós já escutamos a frase “tempo é dinheiro”. No mundo dos negócios, não há regra mais verdadeira que essa: quando perdemos tempo na rotina, procrastinamos ou até mesmo não conseguimos entregar tarefas no prazo, prejudicamos todo o planejamento estratégico do nosso próprio empreendimento e, consequentemente, afetamos os lucros mensais.

Portanto, para fortalecer a própria gestão e evitar o acúmulo de atividades, é preciso fazer uma melhor gestão do tempo. O primeiro passo consiste em analisar o que são tarefas urgentes, quais podem ser feitas a médio prazo e quais devem ser deixadas para depois.

Além disso, é preciso se atentar ao manejo dos imprevistos. Sejam urgências relacionadas a fornecedores, colaboradores que não puderam comparecer em um dia específico, ferramentas de trabalho defeituosas ou até mesmo urgências na vida pessoal, só há uma forma de lidar com o inesperado: alocar tempo livre na rotina para atividades que não estão necessariamente na sua lista de afazeres. Em outras palavras, nada de preencher todas as lacunas do seu período no escritório! Deixe ao menos uma ou duas horas vagas para que os imprevistos possam ser resolvidos com calma.

Logo, remanejar o tempo e torná-lo mais flexível é a chave para evitar o desconforto. Além disso, é importante também saber delegar tarefas. Enquanto gestor, é normal querer dar conta de tudo ao mesmo tempo, mas este não deve ser o seu trabalho ou sequer o seu foco: treine uma equipe bem capacitada e bem alinhada aos propósitos da empresa para que, em sua ausência, os processos fluam com leveza.

E uma dica extra: não deixe de se aliar à tecnologia! Com os softwares de gestão on-line, hoje já é possível automatizar diversos procedimentos que tomavam tempo e demandavam um esforço mental desnecessário. Com o Nuvem Gestor, por exemplo, você consegue gerir todo o seu estoque, mesmo a distância, emitir ordens de serviço e relatórios financeiros e muito mais!

De todas estas dicas, uma coisa é certa: sem uma boa gestão do tempo, não existe saúde organizacional!