Por que realizar uma pesquisa de satisfação com os funcionários?

O salário em dia, assim como todos os benefícios que a lei exige, não são suficientes para que sua equipe dê o seu melhor e trabalhe motivada.

Melhor que um salário em dia, é um salário justo; mais do que um lugar para trabalhar, é necessário ter condições de trabalho adequadas; mais do que um chefe, é necessário um líder que oriente. O funcionário também precisa de possibilidade de crescimento na carreira, ambiente agradável com os colegas, além de fatores externos à instituição, como tempo para o lazer, a família e os amigos.

Quando esses ideais não são alcançados, sua empresa pode se tornar um ambiente negativo, onde os funcionários não gostariam de estar. Portanto, é preciso tomar providências.

O que está errado?

As pesquisas de satisfação são um ótimo termômetro para indicar o que não vai tão bem assim na empresa. Você pode fazer periodicamente ou quando sentir que o clima na sua empresa está ruim. Seguem listados alguns indicativos de que as coisas não vão tão bem.

Faltas: Quando os funcionários deixam de ser assíduos, fique de olho: é um exemplo clássico de manifestação da insatisfação dos funcionários. Já não existe motivação para ir trabalhar e qualquer empecilho é motivo para ficar em casa. Pode ser até que estejam forçando uma demissão.

Descomprometimento com o horário: Chegam atrasados e saem antes da hora. Assim como no caso anterior, estão fazendo o possível para passar o menor tempo dentro da sua empresa.

Pedidos de demissão: Observe se os pedidos de demissão aumentaram. Ainda que estejamos passando por períodos de crise, às vezes seus funcionários não aguentam mais as condições de trabalho, o clima na empresa, as “injustiças” do chefe ou até mesmo a relação com os colegas. Além de perder colaboradores talentosos, isso implica em custos para reposição de funcionários, treinamento e integração dos novatos.

Afastamento e licenças médicas: Não é o caso de falsos atestados, mas das pessoas realmente começarem a adoecer com mais frequência em função do estresse ou de outros fatores negativos no ambiente de trabalho.

Reclamações dos clientes: Se os funcionários estão desmotivados, não terão mais paciência nem compromisso com os clientes, isso gera muitas reclamações.

Clima pesado: Este é um sentimento que você precisa desenvolver para saber se sua empresa está se tornando um lugar desagradável de se conviver, com muitas fofocas e conversinhas “no cafezinho”. Um lugar que parece difícil de encontrar pessoas com afinidades. Quem quer trabalhar em um ambiente assim?

Se perceber algum desses fatores, tente descobrir o que está errado, o que está causando o problema, e não hesite em fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários.

Existem várias maneiras de fazer uma pesquisa de satisfação. Escolha a que for melhor para você e sua empresa  e não perca tempo!

Se você gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos!

 

nuvem-gestor