Saiba como montar sua lavanderia

A grande procura pelo serviço de lavanderia tem sido uma ótima alternativa para quem quer trabalhar em casa e investir nesse setor.

Hoje em dia não existe mais a imagem de que uma lavanderia só recebe as ‘roupas especiais’ para tratamento. Com a modernização da técnica, a demanda tem sido alta. No entanto, existem algumas coisas que você precisa saber se quiser entrar nesse negócio.

Primeiro, você precisa escolher em qual ramo quer atuar. Quando se trata de ‘montar lavanderia’, você deve saber que existem dois segmentos: o doméstico e o industrial. Em qual você quer atuar? Se escolher o doméstico, deve se atentar ao fato de que o foco de todo o plano de comunicação e de negócios será voltado para aqueles indivíduos que lavam suas roupas em lavanderias, seja por comodidade, falta de tempo ou espaço. Já nos segmentos industrial e/ou comercial, essa preferência ocorre porque as empresas não estão interessadas em terceirizar o serviço, então preferem apostar nas lavanderias para manter tanto os uniformes como outros itens necessários na empresa sempre limpos, tais como lençóis, toalhas e roupas de cama em geral, por exemplo.

As lavanderias que visam atender o ramo comercial são investimentos que devem estar, preferencialmente, próximas aos grandes centros comerciais. Já as lavanderias que atendem ao público doméstico preferencialmente devem se instalar em bairros ou regiões em que o público alvo está, com o perfil socioeconômico que pretende ser atendido.

Para montar uma lavanderia, as principais operações que você deve manter em constante funcionamento são:

– Área específica de máquinas que lavam roupas e outros itens à base de água;

– Área específica de máquinas que lavam roupas a seco;

– Espaço para centrifugação;

– Espaço para colocar as mesas de remoção de manchas e mesas de passar roupa;

– Separação das roupas que foram recebidas e daquelas que ainda estão sujas;

– Cabideiros e áreas para “preparar” a roupa antes da entrega, ou seja, para colocá-la em embalagem específica;

– Área para os cestos de roupas limpas.

Não é pouca coisa e, além disso, há também a necessidade de um espaço para o atendimento presencial ao cliente, como uma pequena recepção, por exemplo. Dessa forma, percebe-se que montar uma lavanderia não está entre os mais baratos negócios, porém está certamente entre os mais lucrativos.

 

software-lavanderia