Como vender mais utilizando redes sociais

Como vender mais utilizando redes sociais

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas estão conectadas via internet, e esta presença na rede se faz cada vez mais constante, consumindo várias horas do dia dessas pessoas.

Neste contexto, a internet vem deixando de ser apenas um local de lazer para se tornar um ambiente de relacionamento, pessoal e profissional. Ela passa a fazer parte da rotina de todos nós, chegando ao ponto em que muitas vezes já não nos vemos sem ela.

Esta dependência da rede é um fator determinante para o crescimento de uma nova (e barata) estratégia de marketing, utilizando redes sociais. Isto deixa claro que implementar ações voltadas para esta área é muito importante. Porém, mais importante é saber como fazê-lo. Por isso, veja algumas dicas.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Atenção à linguagem

Por mais que suas páginas em redes sociais representem uma empresa, a formalidade não é um item obrigatório. Na verdade, a forma com que você trata seu público vai depender das características do seu negócio.

Você precisa entender quem está interagindo com você e a linguagem com que ele está acostumado a lidar. Lembre-se: não adianta falar bonito e não ser compreendido. Da mesma forma, você não deve subestimar seu público, em parecer informal demais, o faz você perder credibilidade.

Não pareça um robô

Respostas automáticas, antigamente, foram uma ótima solução para atender ao máximo de pessoas possível. Mas, com o tempo, o uso desta solução acabou se tornando excessivo, fazendo com que o público preferisse uma interação personalizada.

Desta forma, a pessoa responsável pela gestão de redes sociais deve reservar um tempo para responder comentários, mensagens e outras interações. Nada impede que se crie algumas respostas “padrão”, mas a forma com que elas serão usadas não pode transparecer um atendimento “robotizado”. Uma dica é sempre responder a pessoa tratando-a pelo nome.

Direcione para a venda

Manter redes sociais atualizadas, com conteúdo relevante e boa interação trará pouco (ou nenhum) resultado para a sua empresa se não houver um direcionamento para o processo de venda.

Por isso é importante ter um site para onde direcionar seu público, de acordo com o conteúdo compartilhado. Outra opção é direcionar para o endereço do seu negócio, ou até mesmo para um telefone de contato. Lembre-se que as redes sociais devem ser mais uma forma de promover sua empresa, portanto devem contribuir para as suas vendas.

Aceite críticas e sugestões

A partir do momento em que sua empresa está presente em redes sociais, você estará sujeito a receber não somente elogios ou contatos interessados em venda, mas também críticas e sugestões.

É importante tratar este tipo de contato com a mesma educação com que se trata as interações “positivas”. Caso contrário, a imagem da sua empresa ficará manchada não só com quem fez o comentário que te desagradou, mas também com outras pessoas que podem se solidarizar com tal pessoa, mesmo não a conhecendo.

Existem diversos casos, envolvendo inclusive multinacionais, onde os colaboradores responsáveis por gerenciar as redes sociais não souberam tratar tais casos e acabaram gerando uma repercussão extremamente negativa.

Não abandone seu público

Uma das piores práticas quando se trata de redes sociais é não responder a quem interage com suas páginas. Esta ausência pode ser entendida como descaso com o cliente e, desta forma, passar uma imagem negativa.

Por isso a empresa deve se atentar ao tempo de resposta nas páginas e evitar ao máximo que qualquer pessoa não receba a atenção devida.

Com estas dicas você já pode utilizar as redes sociais como uma excelente ferramenta de vendas. Bom trabalho!

Modelos de Site para Imobiliárias e Corretores