Como vender mais neste final de ano

Com a chegada do final do ano as empresas em geral buscam formas de melhorar ainda mais os resultados obtidos. É a hora de alcançar metas que ainda não foram batidas, ou então entrar no novo ano com uma situação financeira melhor do que planejada.

Esta época traz ótimas oportunidades de vendas para os mais diversos ramos de atuação. Por isso, hoje vamos ver como sua empresa pode, então, aproveitar esta chance e encerrar o ano com o caixa ainda melhor.

Datas especiais
Marketing
Atendimento
Processos internos

Datas especiais

A partir de outubro temos uma grande concentração de datas especiais em um curto espaço de tempo. Podemos listar o Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo. Pode ser que nem todas elas sejam de interesse da sua empresa, mas somente o fato de termos esta situação cria uma propensão maior no mercado para a compra.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Além disso, nesta época há o sentimento de iniciar o novo ano com renovação, mudanças para melhor em nossas vidas. Isto pode ser utilizado como argumento para determinadas vendas.

Desta forma, analise cuidadosamente o que sua empresa pode oferecer em cada uma destas datas e capriche na divulgação e na identificação do seu estabelecimento, de acordo com o que você está ofertando.

Marketing

Investir em marketing é fundamental nesta época do ano. Se, de alguma forma, sua empresa fica “escondida” perto da divulgação dos seus concorrentes, você pode ter certeza que as vendas do final do ano ficarão abaixo do esperado.

Foque no marketing de forma temática, explorando as datas especiais do final do ano para diferentes ofertas. Mas não se esqueça de utilizar elementos que te diferencie dos demais. Seja a própria oferta em si, seja um design diferenciado dos anúncios, algo deve te fazer destacar em meio a tantas oportunidades para seu cliente.

Atendimento

Já que você está oferecendo diversas condições especiais e, desta forma, atraindo mais clientes, o atendimento aos mesmos deve ser tão bom quanto a oferta. Por isso, tenha atenção redobrada a esta questão.

Todos os responsáveis por atendimento em sua empresa devem estar cientes das ofertas, bem como preparados para tirar as dúvidas que surgirem. Além disso, é provável que o fluxo de potenciais clientes aumente, então sua equipe precisa estar preparada para isto. Caso seja muito necessário, você pode partir para a contratação de funcionários temporários. Mas primeiramente tente extrair o máximo de resultados com quem já está com você.

Processos internos

Assim como no atendimento, os processos internos envolvidos na entrega do seu produto ou serviço devem estar alinhados com a estratégia de final de ano. O aumento no fluxo de serviços não pode ser desculpa para atrasos ou falta de qualidade.

Por isso você precisa analisar seus processos internos, até onde você consegue chegar com esta equipe e tomar a decisão sobre a contratação de funcionários temporários, ou então a limitação do que é ofertado. Lembre-se de nunca oferecer o que você não pode cumprir.

Plano MEI - Nuvem Gestor