Como manter a motivação dos vendedores?

Trabalho de equipe de vendas
(Foto; Unsplash)

Na área de vendas, a motivação dos vendedores deve ser fator de alerta para os gestores. Não só porque bons resultados na empresa estão ligados à felicidade dos trabalhadores, mas também porque na área de vendas a motivação é essencial. Ela se fará presente em cada uma das vendas realizadas, e vale a pena manter os vendedores motivados, já que este setor mexe com e alavanca todos os outros. Confira como manter a motivação dos vendedores. 

Determine metas realistas

Para ter vendedores motivados, o primeiro passo é ter metas realistas. Isto é, é possível e necessário sonhar alto, mas colocar metas inalcançáveis apenas desmotiva os trabalhadores. Por isso, apresente um valor de meta que seja alcançável para os vendedores, e demonstre para esse time que é possível. Isto feito, eles se verão diante de um desafio, e não de um impossível.

Conte com treinamentos

Não adianta querer uma equipe de vendas motivada e capacitada sem treinamentos. Por isso, ofereça na própria empresa ou contrate profissionais que possam treinar os vendedores. Apenas com um bom suporte da gestão e da empresa é possível ser habilidoso e, consequentemente, motivado em vendas.

Mostre aos vendedores sua importância

Nem toda empresa tem essa cultura, mas cada colaborador ouvir e poder reconhecer sua importância em toda a cadeia da empresa faz toda a diferença. Deste modo, apresentar ao time de vendas como o resultado deles impacta e pode alavancar outros setores da empresa, ou a empresa como um todo, pode ser um baita motivador.

Não transforme esse reconhecimento em pressão para a performance, mas em agradecimento pelo esforço de cada um. O que nos leva ao próximo tópico.

Oferte um plano de carreira

Também não são todas as empresas que têm planos de carreira para seus funcionários, ou ainda para a área de vendas. Entretanto, trabalhar vendo que o fruto desse esforço não só é reconhecido, como pode levar para outro lugar na própria empresa, é um ótimo motivador.

Assim, o trabalho é feito pensando não apenas o salário e o reconhecimento de curto prazo, mas de longo prazo. As relações entre a empresa e o colaborador passam a ter maior alinhamento de expectativas, também.

E, pensando na área de vendas, os planos de carreira podem envolver desde benefícios até indo para a gestão em vendas, liderança do setor.

Em todo caso, lembre-se, e lembre a eles, que os vendedores têm grande importância na empresa. E, por isso, caso precise de mais informações sobre engajamento de funcionários, conheça nosso outro artigo do Blog Mundo Mídia!