10 tendências Fintech em 2024

fintech
Tendências Fintech 2024

O cenário das fintech está evoluindo rapidamente, impulsionado pelas mudanças nos comportamentos dos consumidores e pela dinâmica dos mercados emergentes. Ao olharmos para 2024, uma série de tendências transformadoras estão prestes a redefinir a indústria, oferecendo desafios e oportunidades para as empresas fintech. Com base em pesquisas abrangentes e análises de dados de várias fontes dentro do ecossistema fintech, aqui estão dez tendências principais que moldarão o futuro das finanças:

1. Expansão do uso de aplicativos Fintech entre os consumidores

O aumento da adoção de fintech induzido pela pandemia, testemunhado em 2020-2021, tornou-se um fenômeno duradouro, com os consumidores a depender cada vez mais de aplicações fintech para gerir as suas finanças. Um número surpreendente de 55% dos consumidores recorre agora a estas aplicações para enfrentar os desafios econômicos, levando a uma proliferação de downloads de aplicações de fintech.

2. O papel da Fintech na promoção da estabilidade financeira

Em tempos de incerteza econômica, as fintech emergiram como um farol de estabilidade, oferecendo aos consumidores uma tábua de salvação para navegar na turbulência financeira. A recessão econômica de 2022 estimulou um aumento na adoção de ferramentas financeiras digitais, com 56% dos indivíduos a depender de aplicações fintech para reforçar a sua resiliência financeira. Olhando para o futuro, a fintech está preparada para desempenhar um papel ainda maior na promoção da saúde e estabilidade financeiras, fornecendo aos utilizadores as ferramentas e os recursos de que necessitam para enfrentar condições econômicas turbulentas.

3. Adoção generalizada de tecnologias de pagamento emergentes

Novas modalidades de pagamento, como pagamentos por contas bancárias peer-to-peer (P2P) e sistemas de pagamento em tempo real, como o FedNow, estão rapidamente se tornando a norma no cenário das fintechs. Com uma estimativa de que 178 milhões de usuários de telefones celulares nos EUA deverão realizar pagamentos bancários P2P até 2025, e uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) projetada de 33% para pagamentos em tempo real, essas tecnologias emergentes estão preparadas para remodelar o cenário de pagamentos e impulsionar maior conveniência e eficiência para os consumidores.

4. Revolucionando o crédito ao consumidor com modelos alternativos de pontuação

Os métodos tradicionais de pontuação de crédito muitas vezes deixam milhões de americanos sem acesso a serviços financeiros essenciais. Em resposta, as empresas fintech são pioneiras em modelos alternativos de pontuação de crédito que aproveitam fontes de dados não tradicionais, como dados de fluxo de caixa e contas de serviços públicos. Esta democratização do acesso ao crédito está preparada para expandir a inclusão financeira e capacitar as populações carenciadas para acederem ao crédito de que necessitam para prosperar.

5. Crescimento contínuo no uso de pagamentos bancários

A popularidade das soluções de pagamento por banco está a aumentar, com os consumidores a optarem cada vez mais por pagamentos bancários em vez de transações tradicionais com cartão de crédito e débito. Impulsionado por plataformas como o Plaid, o volume de pagamentos bancários dobrou em 2023, sinalizando uma preferência crescente por esta modalidade de pagamento. Além disso, espera-se que a proliferação de sistemas de pagamento instantâneo, como o PIX, impulsione um maior crescimento na utilização de pagamentos bancários, oferecendo aos consumidores maior velocidade e conveniência nas suas transações financeiras.

6. Combate à fraude de identidade financeira com soluções de verificação avançada

A fraude de identidade sintética representa uma ameaça significativa tanto para os consumidores como para as instituições financeiras, impulsionada pela proliferação de tecnologia profundamente falsa. Para combater esta ameaça, as empresas fintech estão a implementar soluções sofisticadas de verificação de identidade, como o Plaid Identity Verification e o Plaid Beacon, para autenticar rapidamente as identidades dos utilizadores e detectar atividades fraudulentas. Esta batalha contínua entre fraudadores e sistemas de verificação de identidade destaca a importância de medidas de segurança robustas no ecossistema fintech.

7. Ressurgimento dos volumes de empréstimos

À medida que as condições econômicas se estabilizarem, espera-se que os mutuários regressem ao mercado para obter empréstimos, provocando um ressurgimento dos volumes de empréstimos em várias categorias de empréstimos. Os empréstimos pessoais e os empréstimos “compre agora, pague depois” (BNPL) estão preparados para experimentar um rápido crescimento, alimentados pela crescente procura dos consumidores por consolidação de crédito e compras diárias.

8. Soluções de gestão financeira baseadas em IA

A inteligência artificial (IA) está preparada para revolucionar a forma como os consumidores gerem as suas finanças, oferecendo insights e recomendações personalizadas para otimizar a tomada de decisões financeiras. Da negociação de contas à consultoria orçamentária, as soluções fintech baseadas em IA estão capacitando os usuários a assumirem o controle de suas vidas financeiras com maior eficiência e confiança.

Para concluir

A indústria fintech está num momento crucial, preparada para inaugurar uma nova era de inovação. Mantendo-se a par destas tendências transformadoras e aproveitando o poder dos insights baseados em dados, as empresas fintech podem navegar no cenário em evolução com confiança, garantindo que permanecem na vanguarda da inovação financeira e continuam a satisfazer as necessidades em evolução dos consumidores.