Como Vender Aquele Imóvel Encalhado?

Toda imobiliária ou todo corretor, por mais sucesso que apresente nas vendas e alugueis, sempre tem em sua carteira aquele imóvel que já está parado há um bom tempo sem que ninguém se interesse por ele. Isso acaba fazendo com que o profissional o deixe de lado em detrimento daqueles com negociação mais rápida, porém ele continua lá, gerando custos. Com o texto de hoje vamos te ajudar a alavancar os negócios desses imóveis!

Mantenha o imóvel apresentável

Quando um imóvel fica por muito tempo parado, a tendência é que ele seja “esquecido”, afinal não gera faturamento. Isso só agrava a situação, pois com o passar do tempo vão aparecendo sinais que afugentam ainda mais possíveis compradores ou locatários. Por isso, mantenha o imóvel limpo e bem cuidado. Rachaduras, pontos com mofo, teias de aranha e outras coisas que vão aparecendo ao longo do tempo devem ser reparadas ou consertadas.

Porém, ao reformar ou pelo menos retocar um imóvel, você deve ficar atento ao visual. Prefira utilizar tons neutros, decoração simples e nada que se destaque muito, pois cada pessoa interessada no imóvel tem uma característica, então você deve estar sempre “na média” entre todas elas.

Reveja o valor do imóvel

Em muitos casos a negociação não ocorre porque simplesmente quem está procurando considera que o preço pedido não condiz com o imóvel, ou então está fora do seu orçamento. Por isso você deve ficar atendo ao valor. Entenda que este valor envolve tanto o preço de venda ou aluguel, quanto também os benefícios que este imóvel vai trazer ao futuro morador. Portanto, confira as bases de cálculo usadas para definir o preço (como o imóvel está parado há algum tempo, elas podem estar defasadas), veja se o valor está condizente com a região, características de possíveis moradores, etc.

Inclusive, se você tem o costume de colocar um preço muito acima do necessário, esperando que haja uma negociação onde será dado um bom desconto, saiba que esta prática não vem sendo tão eficaz. Hoje em dia já existem diversos sites de busca de imóveis, com comparação de preço, facilitando a escolha de quem está interessado.

Analise seu público-alvo

Você está divulgando o imóvel para as pessoas corretas? É preciso conhecer cada detalhe do imóvel, suas características, qualidades e defeitos e, mais importante ainda é saber entender a necessidade de quem procura pelo imóvel. Quando alguém toma a decisão de procurar uma nova moradia, esta pessoa está pensando no seu futuro. É um investimento muito alto e de grande impacto, por isso ela vai ser muito criteriosa ao escolher um imóvel. Se você faz a leitura correta desta pessoa, além de conhecer muito bem todos os imóveis da sua carteira, a chance de oferecer algo que agrade é muito maior.

Por tudo isso, reveja os conceitos que você tem sobre este imóvel que está “encalhado”, entenda melhor seu potencial, seus pontos fortes e fracos. Feito isso, crie em sua mente a pessoa ou família ideal para morar ali. Isso ajudará muito no momento de apresentar as opções de imóveis a quem te procura.

Esteja presente na internet

Antigamente as pessoas procuravam imobiliárias e corretores porque viram uma placa em um determinado imóvel, ou nem isso, procuravam para que fossem apresentadas as alternativas. Isso ainda acontece hoje em dia, porém o aumento no acesso à internet trouxe outra característica à venda e aluguel de imóveis. O fluxo comum hoje em dia é o seguinte: a pessoa pesquisa as imobiliárias ou corretores, acessa seus sites, insere as características que procuram nos imóveis (tamanho, número de quartos, se há quintal, área de serviço, localização, faixa de preço, etc.) e a partir daí já fazem uma seleção do que mais agradou, para poderem visitar. Em alguns casos toda essa pesquisa ocorre em sites que já compilam e apresentam opções de diversas imobiliárias diferentes.

Tendo em vista este cenário, fica claro que este imóvel encalhado precisa se destacar em meio aos demais que aparecem. Então, disponibilize todas as informações possíveis sobre o imóvel, apresente muitas e boas fotos (lembre-se de limpar e organizar o imóvel antes de tirá-las). Valorize seu imóvel.

Mas, antes de tudo é necessário ter um bom site disponível ao público. O sistema de gestão Imóvel Integrado oferece a opção de site ao seu negócio, já integrado ao software. Isto quer dizer que as alterações feitas em seu banco de dados dos imóveis já são atualizadas automaticamente no site, sem o risco de ser apresentada alguma informação desatualizada.

Além desta funcionalidade, com o Imóvel Integrado você ainda pode gerenciar seus contratos de venda e aluguel, realizar cobranças e muito mais. Tudo isso de forma 100% online, seja em seu computador, tablet ou smartphone. Se interessou? Clique aqui para conhecer nossos planos, ou acesse: https://www.imovelintegrado.com.br/fazer_cadastro.asp. Você pode testar o sistema gratuitamente por sete dias.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, é só falar conosco pelo comentário do post!

 

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores