O que é ticket médio?

O que é ticket médio?

Você já deve ter sido perguntado sobre quanto é o ticket médio da sua empresa. Se sim, ou mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre isso, saiba que este é um indicador extremamente importante para a gestão do seu empreendimento.

Podemos definir o ticket médio como a medida de quanto seus clientes estão gastando com a sua empresa, na média. É um indicador bem simples, mas muito útil para entender como está a sua relação com seu cliente, e como é possível aumentar seu faturamento.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores

Como calcular

O cálculo do ticket médio, como o próprio nome já diz, e feito pela média do valor faturado com vendas, pela quantidade de clientes atendidos. Por exemplo, se foram faturados R$50.000,00 para 50 clientes, o ticket médio será de R$1.000,00.

Você também pode calcular qual é o ticket médio de determinado cliente. Neste caso a média é obtida dividindo o valor que ele já pagou até hoje à sua empresa, pela quantidade de vezes em que ele realizou alguma compra ou serviço.

Como analisar

Se o seu estabelecimento apresenta um ticket médio relativamente baixo, quer dizer que seus clientes não estão gastando muito com seus produtos ou serviços. Isso pode indicar que eles também podem ser clientes dos seus concorrentes.

Já um valor mais alto de ticket médio indica que os clientes são fiéis à sua empresa e consomem seus produtos ou serviços de maior valor agregado e, também, com uma boa frequência.

Como agir

Para aumentar o ticket médio da sua empresa você pode utilizar diversas estratégias. Uma delas é aumentar o seu portfólio de produtos ou serviços, incentivando que seu cliente não precise ir ao concorrente para conseguir algo que você não ofereça.

Além disso, você pode oferecer ao seu cliente novos produtos e serviços relacionados ao que ele já adquiriu, por meio de promoções ou descontos especiais. Assim o valor da venda aumentará e, por consequência, o ticket médio.

Outra estratégia é verificar quais itens do seu portfólio tem vendas baixas e entender o porquê da baixa procura. A partir daí você pode decidir retirar do seu portfólio, ou então aumentar a sua divulgação para incentivar as vendas.

Lembre-se que, aumentando seu ticket médio você estará aumentando também o seu faturamento, sem necessariamente aumentar a captação de clientes. Bom trabalho!

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online