Fuja da sua Zona de Conforto

Você já passou por aquele momento em que conseguiu desempenhar todas as suas atividades, cumpriu o que te solicitaram e, teoricamente, não tem mais nada para fazer? Cuidado! Você está se prendendo à sua Zona de Conforto.

Mas, o que é esta tal zona que é tão mencionada ultimamente? Podemos traduzir como a rotina de fazer sempre “mais do mesmo”, ou de se prender apenas ao que te pedem, ao que é “comum”. Em um primeiro momento isto te gera um grande prazer: para que me esforçar se já estou entregando o que me pedem? Está bom do jeito que está. Aí se encontra a armadilha por trás desse sossego.

A partir do momento que não busca novos desafios, seja no âmbito pessoal ou profissional, a vida passa a ser monótona, sem um propósito definido. A partir daí as pessoas podem reagir de duas formas distintas e igualmente perigosas: se acomodar ou se frustrar.

A acomodação enganosa

Uma pessoa satisfeita com o status quo da sua vida facilmente se acomoda e passa a acreditar que esta situação de tranquilidade se manterá por um bom tempo. Porém, no ambiente empresarial a inovação é um dos principais combustíveis para o crescimento do negócio, e toda a equipe de trabalho tem que estar engajada nisso. Alguém fora deste comportamento esperado é facilmente detectado, ou ofuscado por outros funcionários que se dedicam a inovar sempre. De uma forma ou outra, a acomodação pode levar à substituição. Isso também vale para empresas como um todo, quando olhamos para o mercado em que estão inseridas. Se não há avanço, são facilmente “engolidas” por concorrentes.

A frustração e a oportunidade

Muitas pessoas, ao perceberem que não há novos desafios a vencer, passam a ver menos valor, menos graça na vida que levam. Esta situação pode se tornar crítica, levando a quadros inclusive de depressão. Porém, é neste momento que deve-se ter força de vontade e enxergar a oportunidade. Perder o medo é fundamental para ir além da sua Zona de Conforto.

A partir do momento em que tomamos esta decisão, é preciso ter em mente uma coisa: o início não vai ser fácil. A palavra “conforto” não está ali atoa. Os novos desafios trarão dor e sacrifício. Mas podemos fazer uma analogia com a musculação, em que aquele esforço nos exercícios, que não são nada fáceis, gera ao final de um período um resultado agradável.

E aí? Você topa o desafio de alcançar mais e melhores resultados em sua vida ou em sua empresa? Conte conosco para inovar e ajudar nos novos desafios!

 

nuvem-gestor