Gestão remota: saiba como utilizar na sua empresa

gestão remota (Fonte: Pixabay)
gestão remota (Fonte: Pixabay)

A gestão remota é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas instituições que permitem que os funcionários trabalhem home office. Venha saber mais sobre ela e como seu uso pode beneficiar sua empresa.

A pandemia da covid-19 e, com ela, o isolamento social resultaram em uma necessidade cada vez maior do desenvolvimento de formas remotas de gerenciar o trabalho prestado de fora dos limites da instituição. Tudo isso é importantíssimo para a comunicação efetiva entre os membros, mesmo depois do fim da pandemia, já que o home office continua em alta por todo o mundo.

Leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais sobre este e outros temas.

O que é a gestão remota?

A gestão remota é caracterizada pelo gerenciamento de diversas funções ou cargos de maneira fisicamente distante de onde a tarefa está sendo executada. Comumente, este tipo de organização é empregado em situações de urgência ou em home office.

A gestão remota se utiliza da premissa de utilização dos 3 C’s: Comunicação, Colaboração e Confiança. Sendo cada uma dessas palavrinhas responsável pela manutenção da produtividade da equipe.

Comunicação

Qualquer trabalho, seja de maneira remota ou presencial, necessita de uma boa comunicação entre os membros da equipe para que seja desenvolvido da melhor forma possível. Entretanto, o trabalho, quando realizado online, necessita de efetividade na comunicação, evitando conflitos e desentendimentos.

No mundo dos negócios, alguns softwares são muito utilizados para que a comunicação entre os membros continue sendo efetiva mesmo a distância, sendo eles: Google Meet, ZOOM e Skype (para videochamadas) e os Drives, como o Google Drive (para armazenamento e compartilhamento de informações).

Organização

Mesmo com a liberdade que o trabalho remoto trás, é importante ter em mente que os negócios possuem prazos e os clientes buscam eficiência. Nesse sentido, é muito importante ter em mente que a organização em relação aos prazos, a quantidade de demanda que você absorve e a sua capacidade de lidar com elas é importantíssima para o desenrolar do seu negócio.

É válido ter em mente que imprevistos acontecem e, por isso mesmo, deixar coisas pré planejadas podem, e sim, facilitar no cumprimento dessas atividades.

Hábitos

É válido ressaltar que o desenvolvimento de um hábito como, por exemplo, trabalhar todos os dias, das 13 às 19 horas, é imprescindível para quem trabalha com a gestão remota. Isso porque cria uma rotina em que seu corpo se acostuma, facilitando o cumprimento das metas anteriores.