Como calcular as Comissões dos seus funcionários

Como calcular as Comissões dos seus funcionários

Existem hoje várias práticas para se motivar os funcionários de uma empresa a produzirem ou venderem mais, aumentando assim o faturamento. Elas podem ser de cunho pessoal, motivacional e também financeiro. Nesta última se destaca a utilização de comissões à equipe de trabalho.

São diversas formas de colocar o comissionamento em prática, levando em conta diferentes parâmetros. No post de hoje vamos mostrar a você empreendedor algumas destas formas e como realiza-las de forma a realmente criar um ambiente positivo na empresa, com todos em busca de um bom resultado.

Os critérios

  • Comissão por produtos ou serviços

Se seu negócio oferece prestação de serviços, vendas de produtos no balcão, ou ambos, é possível especificar comissões diferentes para cada atividade. Você deve definir este valor de acordo com a complexidade do trabalho, da dificuldade na venda de certo produto, ou então pelo valor agregado.

  • Comissão por setor da empresa

De acordo com o tipo de trabalho realizado pelo colaborador em cada setor do seu negócio, você deve definir o valor da comissão que represente o esforço realizado. Isto porque um mesmo funcionário pode atuar em mais de um setor e o trabalho varia em cada um deles.

  • Comissão de acordo com o funcionário

Neste caso você pode definir a comissão utilizando diversas características que diferenciam seu funcionário. Normalmente utiliza-se como critério para esta variação o tempo de casa, a avaliação de desempenho, valor vendido por ela ao longo do tempo, etc.

Seja justo na comissão

O principal intuito do comissionamento dos funcionários é motivar os mesmo a aumentar sua produtividade, tendo em vista que serão bonificados por isso ao final de um certo prazo. Assim, o pagamento da comissão deve ser feito de forma justa, ou seja, que quem o recebe seja realmente merecedor. Além disso, todos na empresa devem estar cientes de quais são as regras e porque cada funcionário tem direito a determinado valor.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Use um sistema automático de cálculo

Para garantir que todas as comissões sejam realmente pagas aos funcionários, e nos valores corretos, automatizar os cálculos das mesmas é fundamental. Quando as contas são fechadas manualmente corre-se o risco de se esquecer algum ponto ou haver algum atraso. O ideal é já atrelar os valores de comissão a cada funcionário no momento do seu cadastro e que a comissão já seja calculada e registrada no momento do pagamento do produto ou serviço.

Os sistemas Oficina Integrada e Nuvem Gestor possibilitam este cálculo automático sempre que uma ordem de serviço é finalizada ou uma venda de balcão é realizada, sem mistério e sem dor de cabeça. Além disso você pode conferir e disponibilizar aos funcionários, a qualquer momento, o relatório com todas as comissões. E todos estes valores já entram nas suas despesas automaticamente. Clique aqui para saber mais sobre estas e outras funcionalidades.

Não deixe seus funcionários na zona de conforto

Em alguns casos vemos que o pagamento de comissão não é suficiente para motivar um colaborador. Muitas vezes isto acontece porque ele não vê vantagem em se esforçar mais para receber aquele valor estipulado, pois já está satisfeito com o salário fixo que recebe. Este funcionário na zona de conforto trará riscos como desmotivar outros colaboradores e reduzir a produtividade da empresa.

Cuide da saúde financeira da empresa

Ter um funcionário satisfeito sempre é bem-vindo e um dinheiro a mais no bolso dele com certeza contribui para isso. Mas de nada adianta esta situação se o pagamento dessas comissões fazer com que as contas do seu negócio não fechem no final do mês. É comum alguns empreendedores cederem a pedidos de aumento destas comissões temendo o descontentamento do funcionário, mas em casos assim deve-se deixar claro que o faturamento da empresa não suporta esta situação. Como sugestão, condicione aumento de comissões ao batimento de metas que aumentem o a produtividade e o faturamento do negócio.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas