Você sabe quem são seus clientes?

Conhecer o seu público é uma das chaves para o sucesso do seu negócio.

Certamente você já ouviu falar em público-alvo ou até mesmo em persona. Mas você sabe qual a importância desses termos para o seu negócio? Você sabe o que significa?

Para saber quem e o que é seu público-alvo ou persona, primeiro você precisa saber quem é seu público, seus clientes — para quem você vende? Se você não sabe a resposta para esta pergunta nem para as perguntas feitas anteriormente, você pode estar perdendo muito tempo, vendas e clientes.

É importante que você observe qual o perfil do seu cliente; isso inclui: idade, ocupação, interesses,  e outros aspectos dependendo do tipo de serviço que você oferece. Por exemplo, o público de um vendedor de imóveis são pessoas maiores de idade, homens e mulheres com renda estável, que buscam estabilidade. Já o público de uma revista teen são meninos e meninas menores de idade, geralmente estudantes, curiosos e interessados em descobrir o que se passa no mundo de seus ídolos.

Por que é importante saber quem são seus consumidores?

De acordo com as características mencionadas anteriormente, o vendedor de imóveis não vai procurar um estudante para ser seu cliente, muito menos fazer propaganda onde ele estuda; afinal, as chances de ele ter algum retorno ali são praticamente nulas. Já a revista teen sabe que o seu público está concentrado em grande quantidade nas redes sociais, então ali é o melhor lugar para anunciar e se promover.

Sabendo quem são seus consumidores, fica mais fácil conseguir alcançá-los; pois você saberá suas áreas de interesse, os lugares mais propícios de frequentarem e até qual a melhor forma de abordá-los. Tendo esse conhecimento, você evita gastos com propagandas que nunca surtirão efeito e consegue atingir as pessoas interessadas no seu produto/ serviço com mais eficácia. Sem contar que, sabendo as características de seu consumidor, você conseguirá agradá-lo mais facilmente, tornando-o um consumidor fiel.

Público-alvo

Agora, fica mais fácil compreender o conceito de público-alvo, que é uma definição ampla de quem são seus consumidores e quem você quer atingir. Você está cumprindo com seu objetivo e atingindo o público que gostaria?

Tendo conhecimento do seu público-alvo, você melhora não só suas estratégias de marketing, como também aperfeiçoa seus serviços de modo que atendam melhor às necessidades de seus consumidores. Não perca tempo e comece a observar as características dos seus clientes e clientes que você quer conquistar para saber quem é o seu público-alvo e ter um melhor desempenho em seus negócios!

 

imovel-integrado