Como cuidar do motor de um veículo turbinado?

A popularização dos veículos turbinados já é uma realidade no Brasil. Com as montadoras investindo cada vez mais em turbo nos modelos comuns, com certeza você terá um desses automóveis em sua oficina

E para ajudar nessa missão, trouxemos para vocês algumas dicas para cuidar do motor de um veículo turbinado, seja ele de passeio ou até mesmo pickups e caminhões. Mas antes devemos especificar, o que é um motor veicular turbinado?

Ele é um motor diferente do usual, conhecido como aspirado. Isso acontece porque ele é dotado de uma turbina turbocompressora, que adiciona pressão e incrementa a injeção de combustível no motor, aumentando consideravelmente sua potência final.

Agora que já sabemos o que é um motor turbinado, vamos para as dicas:

FIQUE ATENTO AO MODELO E MARCA DO VEÍCULO!

Cada marca tem uma especificidade distinta e a rotina de manutenção deve ser seguida A RISCA, conforme o manual do veículo. Utilize os componentes especificados pelas montadoras e não faça do experimentalismo o método de tratamento.

FAÇA MANUTENÇÕES REGULARES:

Assim como na dica acima, o manual do veículo deixa claro qual a periodicidade e o maquinário a ser utilizado para fazer as revisões periódicas do motor. Escolha pessoal capacitado para lidar com este tipo de veículo, lembrando que o rendimento do sistema de injeção direta de combustível deve ser monitorado para o melhor desempenho do automóvel.

UTILIZE COMBUSTÍVEL PREMIUM E FIQUE DE OLHO NO ÓLEO E FILTROS:

Em algumas marcas, é recomendado o uso constante de combustível de alta octanagem e a regulagem do óleo lubrificante, responsável pelo resfriamento do sistema. Além disso, os filtros, velas e cabos de ignição devem ser trocados como dita a montadora, para a manutenção de acordo com o prazo determinado.

Agora que você já sabe como realizar os cuidados básicos nos motores turbinados, faça da sua oficina referência no atendimento e gestão. Utilize o OFICINA INTEGRADA para enviar OS’s pela internet, gerir sua oficina de qualquer lugar que estiver e controle todas as suas finanças! Faça o TESTE GRÁTIS DE 7 DIAS, escolha o melhor plano para você e tenha ótimas vendas!

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online