O que é a técnica do Círculo Dourado (Golden Circle)

Existe uma forma tradicional de se divulgar uma marca e tentar vender seus produtos/serviços. Esta forma foi representada por Simon Sinek, em seu livro Comece com o Por quê? (Start with Why) em um círculo como o da imagem.

No texto de hoje vamos ver a teoria por trás desta representação, onde o autor nos mostra que o ideal é seguir o caminho de dentro para fora do círculo, ao invés do caminho contrário, que é o normalmente seguido pelas empresas.





O Círculo Dourado

Simon Sinek apresenta três etapas da apresentação de qualquer marca organizadas em um círculo, onde a divisão mais externa é o “o que”, seguida do “como” e, por fim, o “ por quê”.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

A seção “ o que” representa, de fato, o que sua empresa oferece como, por exemplo, serviços de manutenção, venda e aluguel de imóveis, peças e acessórios, etc. É onde se encontram os diferenciais relacionados à produção, ou à execução do serviço.

Já o “como” é mais relacionado aos processos da sua empresa, como ela entrega o que propõe. É algo mais abrangente que simplesmente o que se vende, mas ainda é muito superficial.

Por fim, temos a parte mais interna do círculo, que é o “por quê”. Ela representa o propósito da sua empresa. Qual o impacto na sociedade que você deseja causar com o objeto de venda do seu negócio.

Mostre o seu propósito

Você pode ter o melhor produto, ou serviço, do mercado. Ainda há o risco de seu cliente te comparar com o concorrente por outros fatores, e você não terá a certeza de vencer esta disputa.

Além disso, todos nós já estamos cansados de marcas despejando em diversas mídias propagandas sobre como seu produto é bom, como é barato, etc. Se você entra nesta “onda”, dificilmente se destacará.

Por isso, Simon Sinek indica que o ideal para que uma empresa se destaque no mercado é justamente fazer o caminho de dentro para fora no Círculo Dourado, mostrando ao público, antes, o porquê dela existir, como ela pretende atingir este objetivo e, somente no final, o que ela entrega para causar este impacto.

Agindo desta forma, você irá inspirar seu público a te seguir, tornar-se cliente e, mais do que isso, promotor da sua marca.

Alguns exemplos

No mercado temos muitos exemplos de empresas que praticam a ideia do Círculo Dourado, se destacam da concorrência e, desta forma, conseguem conquistar cada dia mais clientes fiéis.

Uma destas marcas é a Apple. Você dificilmente verá anúncios exaltando a qualidade de seus produtos, ou a maneira com que são produzidos. O que vemos é a marca deixando clara qual o impacto que ela quer causar em nossas vidas com seus dispositivos. Depois de entender isso é que seus clientes veem o quão bom são os produtos.

A Danone é outro bom exemplo sobre a utilização do Círculo Dourado. Toda sua comunicação institucional não exalta o quanto seus produtos são gostosos. A mensagem transmitida é de que a Danone quer “levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível”, claro, por meio de bons produtos alimentícios.

Imóvel Integrado