4 dicas para ter sucesso no empreendedorismo feminino

Mulheres empreendedoras - Fonte: Pixabay

O desejo de empreender está se tornando cada vez maior nas mulheres que agora encontram um mercado mais aberto para suas ideias. E segundo a Rede Mulher Empreendedora, a maioria das mulheres empreendedoras estão na faixa dos 40 anos, casadas, com filhos e alto grau de escolaridade.

Entretanto, muitas mulheres ainda não tiraram suas ideias do papel ou tem receios de fazer isso. Por isso, confira a seguir 4 dicas para ter sucesso no empreendedorismo feminino e começar hoje mesmo seu negócio. 

1. Conheça o mercado e prepare a gestão da sua empresa 

A primeira dica claramente é conhecer bem o mercado em que se quer atuar. Faça uma pesquisa das empresas que fazem mais sucesso, o que é tendência e tem chances de crescer. Assim como tenha em mente o que irá fazer da sua empresa um destaque. Saiba o que é o seu diferencial e se agarre nisso.

Prepare sua gestão, seja utilizando aplicativos ou com empresas terceirizadas. Mas lembre-se que uma boa gestão é essencial tanto para a empresa funcionar como para você ter sucesso.  

2. Não procure aprovação total 

Empreender já é desafiador, mas empreender sendo mulher pode trazer mais desafios ainda. Isso porque o mercado pode ter uma tendência maior por empresas comandadas por homens em determinados setores. Dessa forma, não tente ter aprovação total. Conquiste seus clientes e seu espaço no mercado. E saiba que todo negócio agrada alguns e não outros.  

3. Planeje e busque investimento nos lugares certos 

Faça um planejamento e monte um bom plano de negócios. Após ter tudo bem estruturado, com o cálculo de lucros, despesas, funcionários, local, equipamentos e quanto é necessário de investimento inicial está na hora de buscar sócios e investidores.

Hoje em dia existem diversas empresas maiores e organizações que buscam por mulheres empreendedoras e também projetos próprios para o empreendedorismo feminino. Associações apenas de mulheres e muito mais.  

4. Participe das redes de empreendedorismo 

Compartilhar experiências e conhecer outras mulheres no empreendedorismo pode ser ótimo para crescer, fazer networking e também se inspirar. Isso traz força no mercado e também possibilita um intercâmbio de ideias e parcerias. A Rede Mulher Empreendedora é um exemplo.

O Sebrae é outra organização que promove eventos exclusivos. Além disso, outras instituições como o Olga Mentoring e 10000 Mulheres incentivam o empoderamento feminino através de formações e capacitações no ramo empreendedor.  

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Não deixe de conferir 5 dicas para ter sucesso no empreendedorismo digital