Vantagens e desvantagens do home office: será que vale a pena trabalhar de casa em 2022?

Home Office - Fonte: Pexels

Com a pandemia, empresas e funcionários tiveram que se adaptar a um formato novo de trabalho, que ficou mundialmente conhecido como home office. Muitas pessoas se adaptaram tão bem a esse modelo que continuam atuando dessa forma mesmo agora em que o isolamento social não é mais necessário. Mas será que realmente vale a pena trabalhar de casa? Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens de se trabalhar em home office.  

Vantagens  

Flexibilidade 

A primeira vantagem que pode ser apontada é a da flexibilidade. Afinal, mesmo que você cumpra um horário fixo, ainda é possível se trabalhar mais facilmente com remarcação de agendas e organizar os horários de acordo com o que for melhor para você.  

Comodidade  

Com certeza trabalhar de casa traz uma comodidade muito maior, afinal você pode utilizar as roupas que quiser quando não tiver reuniões, pode ter um local mais confortável com móveis que agradam mais, pode comer mais facilmente e realizar outras atividades com mais facilidade.  

Economia 

Por não precisar se transportar até o local de trabalho, comer em restaurantes ou locais mais próximos, a economia pode ser pontuada como uma vantagem. E a economia se refere não apenas ao financeiro, mas também ao tempo que você consegue economizar.  

Qualidade de vida 

Por fim, uma vantagem que pode ser pontuada é a maior qualidade de vida. Afinal, você poderá passar mais tempo com a família, organizar seus horários, dormir mais, fazer refeições caseiras, entre outros.  

Desvantagens 

Menos networking 

Uma das grandes desvantagens do home office é que o networking se torna menor, afinal, por mais que você tenha reuniões on-line com os outros funcionários, você não conseguirá estabelecer um vínculo presencial. Isso pode ser prejudicial principalmente para quem é novo na empresa ou para quem está iniciando a carreira.  

Produtividade 

Essa desvantagem depende do estilo da pessoa. Existem pessoas que tiveram sua produtividade aumentada ao trabalhar em casa, mas muitas tiveram a experiência ao contrário. Isso porque ao estar em casa pode ser fácil de encontrar distrações e acabar com o rendimento prejudicado. 

Falta de interação 

A falta de interação com as pessoas pode ser uma desvantagem se você for uma pessoa muito social. Afinal, a interação será muito menor se você trabalhar de casa, causando um certo isolamento.  

Falta de infraestrutura 

Na empresa o funcionário encontrará tudo que for necessário para que o mesmo consiga realizar o seu trabalho da melhor forma. O mesmo pode não ser encontrado na própria casa. Portanto, a falta de infraestrutura ou de um local apropriado para se trabalhar pode ser visto como um ponto negativo.