A sua Oficina pode ser considerada sustentável?

O movimento sustentável veio para ficar. Com a premissa de reduzir os impactos ambientais das atividades humanas e industriais, essa vertente verde também pode ser aplicada nas oficinas mecânicas.

Já existe até um certificado com selo que legitima o esforço das empresas em cumprirem os pré-requisitos propostos. Mas afinal, a sua oficina pode ser considerada sustentável? 

Se ainda não sabe como adquirir este comprovante e nem o que fazer na sua oficina para ser ecologicamente correta, siga a leitura para conferir como fazer:

1 – Descarte adequadamente os detritos sólidos e líquidos

Toda oficina mecânica produz muitos resíduos, tanto sólidos (peças, metais, embalagens…) quanto líquidos (óleos em geral, fluidos de descarte…). Mas nem sempre as empresas se preocupam com os rejeitos.

A primeira etapa para se adequar à sustentabilidade ecológica é seguir a risca as orientações de descarte dos produtos e, principalmente, evitar a contaminação do solo e dos circuitos de água nas proximidades.

O ideal para prevenir é reservar um espaço para os rejeitos e também impermeabilizar o piso, evitando qualquer risco.

2 – Mude o comportamento da equipe no cotidiano e capacite os colaboradores

Não adianta ter todo o equipamento e espaço se a própria equipe não é capacitada para operar as atividades. Muito menos se ainda não entendem a responsabilidade das próprias ações no meio ambiente.

Tanto os recursos hídricos e elétricos da empresa devem ser respeitados e poupados, para agregar o valor simbólico à própria empresa. 

3 – Busque sempre a economia e também os selos certificados

Uma das vantagens de modificar as ações e comportamentos na oficina é a economia de recursos, que reflete no faturamento total da firma.

Além da economia, os certificados como o ISO14001 e o selo verde IQA garantem uma legitimidade para empresa e também uma expansão do branding, ou seja, da marca.

Fazer a exposição desses títulos é uma forma muito positiva de atrair novos clientes e valorizar no mercado.

Agora que você já tem nossas dicas para se adequar a esse novo momento, é hora de investir na gestão da sua empresa, utilizando o Oficina Integrada! E se ainda não conhece a plataforma, não perca tempo! Faça agora mesmo o NOSSO TESTE GRÁTIS DE 7 DIAS e se destaque no mercado!