Mailing de clientes: conheça os benefícios dessa estratégia

Mailing de clientes - Fonte: Unsplash

Mailing de clientes é uma estratégia muito utilizada pelas empresas para trabalhar com e-mail marketing, WhatsApp marketing, entre outros. Assim, basicamente é uma lista de consumidores que já compraram ou tem interesse em adquirir algo da marca.  Confira a seguir mais sobre o assunto e quais as vantagens que essa técnica pode trazer para você. 

O que é mailing de clientes? 

Como já citado, o mailing nada mais é que uma lista de clientes que atualmente é amplamente utilizado no marketing digital. Com o mailing a empresa consegue fazer algumas análises mais profundas do negócio, principalmente com relação a fidelização de clientes e também ajuda na retenção e manutenção dos clientes.  

Com o mailing é possível trabalhar melhor o relacionamento com os consumidores, podendo fornecer promoções exclusivas, descontos, conteúdos e acesso à lançamentos em primeira mão. E diferente do que muitos podem pensar, não é o número de pessoas que estão na lista que farão a diferença e sim quais clientes que estão nela. A ideia é colocar apenas os consumidores que realmente têm interesse ou que já compraram mais vezes na empresa, ou seja, o foco se torna os clientes que já são fidelizados à empresa.  

Vantagens do mailing de clientes 

E-mail marketing: com a lista de clientes, é possível utilizar o e-mail dos mesmo para enviar promoções, ofertas, fornecer cupons, lançamentos de produtos, etc.  

WhatsApp: da mesma forma que o e-mail, hoje em dia é possível fazer o WhatsApp marketing, em que também são enviadas ofertas exclusivas, informações de lançamentos, promoções, e muito mais.  

Perfil de cliente ideal (ICP): com o mailing é possível conhecer melhor qual o perfil de cliente ideal do seu negócio. Ou seja, você consegue desenhar melhor qual é o seu público ideal e também entender o que esse público busca ou precisa.  

Retorno maior: ao se trabalhar com o mailing de clientes, o retorno é muito maior do que trabalhar com clientes novos, por exemplo. Afinal, esses clientes já conhecem a qualidade dos seus produtos ou ao menos demonstraram interesse em estar na lista. Isso torna a probabilidade de conclusão de compra muito maior. Assim, os investimentos para fazer a manutenção desses clientes apresenta um retorno muito maior para a empresa.  

Indicadores da empresa: você ainda pode utilizar o mailing para conseguir fazer análises mais profundas, do porquê um produto conseguir vender mais que outro, por exemplo. Assim, você pode utilizar esses dados como indicadores para entender o que precisa ser mudado ou se existe algo que pode ser melhorado no processo. Algo muito válido é sempre pedir o feedback dos clientes que estão na sua lista e usar esses dados como sua base principal de análise de rendimento ou crescimento.  

Quer saber mais sobre como conseguir mais clientes? Então não deixe de conferir as melhores dicas de como vender mais com o marketing digital.