Como manter os dados da sua empresa seguros

Um dos grandes desafios que a modernização da gestão empresarial nos traz é a manutenção da segurança das informações geradas a cada transação ou processo realizado pela empresa.

Assim como em nosso dia a dia, as empresas estão expostas a uma série de riscos no mundo virtual que ameaçam sua segurança. Mas muitos destes riscos são facilmente combatidos com ações simples de se implementar.

Hoje vamos apresentar algumas dicas de ações e precauções que os colaboradores do seu negócio, e você também, podem colocar em prática na rotina da empresa, sem a necessidade de grandes investimentos.

Antivírus
Controle de senhas
Backup
Falsas ofertas
Orientação da equipe

Antivírus

A primeira medida a ser tomada com relação à segurança das informações em uma empresa é a utilização de um antivírus em todas as máquinas. Esta é uma ação muito negligenciada, mas que pode evitar diversos problemas.

Imóvel Integrado

Existem várias opções de antivírus disponíveis no mercado, desde as gratuitas ou as que vêm instaladas de forma nativa nos computadores, até as soluções mais robustas e custo maior. A escolha deve ser feita de forma criteriosa, levando em consideração o nível de segurança que as informações da sua empresa demandam.

De qualquer forma, somente ter o antivírus não é a solução. É necessário manter os mesmos sempre atualizados, evitando que suas máquinas sofram com as ameaças que mais recentes que vão surgindo.

Controle de senhas

O gerenciamento das senhas de acesso em sua empresa é parte fundamental para manter a segurança dos dados da sua empresa. Este controle envolve uma série de tarefas para evitar que tais senhas sejam utilizadas por pessoas não autorizadas.

Primeiramente, a dica que mais se vê e, mesmo assim é necessária, é criar senhas fortes e difíceis de se adivinhar. Nunca utilize datas importantes, nomes ou coisas do tipo. Se possível, mescle em sua senha letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (hashtag, asterisco, arroba, etc.).

Além disso, faça a atualização periódica de todas as senhas. Isto evita que, caso pessoas não autorizadas estejam utilizando alguma das senhas, percam o acesso devido a este procedimento.

Backup

Uma forma de garantir que você não perderá os seus dados caso ocorra qualquer problema em seu armazenamento de dados é realizar backups constantes das informações.

O backup nada mais é do que uma cópia dos seus dados que fica salva e você pode utilizá-la em momentos que for preciso recuperar um dado perdido.

No caso da gestão empresarial, muitos sistemas que trabalham em nuvem já oferecem a realização de backups periódicos como padrão, utilizando servidores seguros na internet. Isto faz com que, além de seus dados estejam seguros, você economize com servidores e afins.

Falsas ofertas

Você já deve ter ouvido o ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, certo? Isto também vale para a segurança dos dados da sua empresa, e vou te apresentar o porquê.

Fique atento àqueles e-mails com promessas miraculosas de dinheiro em pouco tempo, empréstimos sem juros e outras soluções muito melhores do que as encontradas no mercado.

Esta estratégia é utilizada para atrair pessoas para esta oferta teoricamente imperdível, mas que nada mais é do que uma armadilha que, normalmente, instala aplicativos suspeitos em sua máquina, os quais podem roubar dados ou “sequestrar” o equipamento, liberando-o apenas mediante o pagamento de um resgate.

Orientação da equipe

Para que toda esta estratégia de proteção aos seus dados seja eficaz, toda a sua equipe precisa estar alinhada com as suas ideias. De nada adianta a sua máquina estar protegida, mas todo o resto estar exposto às ameaças da internet.

Por isso transmita a toda a equipe as diretrizes para garantir a segurança da informação. Deixe o mais claro possível o que deve ser feito, e o motivo para isso. Assim sua empresa estará mais segura.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online