Como (e porque) fazer marketing de conteúdo

Como (e por que) fazer marketing de conteúdo

Uma vertente do marketing digital que tem se destacado no cenário empreendedor brasileiro e mundial é o chamado inbound marketing, também conhecido como, marketing de conteúdo.

Muitas empresas têm criado conteúdos extremamente ricos e relevantes para seus públicos-alvo e, por consequência, atraído sua atenção e conquistado cada vez mais clientes fidelizados.

Existem muitos fatores por trás do sucesso de empresas que utilizam o marketing de conteúdo. Quando se há um bom planejamento, a execução se torna mais simples e demanda um baixo investimento financeiro. Hoje vamos dar algumas dicas para quem deseja expandir suas ações de marketing para este novo modelo.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Conheça seu público

Como foi dito anteriormente, para uma boa estratégia de marketing de conteúdo é necessário um bom planejamento. Isto significa que não adianta simplesmente publicar vários textos na rede, sem saber quem serão os leitores destes conteúdos.

Você precisa, inicialmente, definir muito bem as características do seu público-alvo, como é necessário para qualquer ação de marketing. Mas, além disso, é necessário entender o que este público deseja ler e o que ele precisa aprender, ou seja, o que o leva a buscar conteúdo online.

O conteúdo criado deve ser de relevância para seu público, caso contrário seu trabalho será em vão e, mesmo que você não faça um investimento financeiro tão alto nesta estratégia, você, ou o colaborador designado para a função, terá perdido um tempo precioso.

Eduque seu público

Isso mesmo, você não leu errado! O marketing de conteúdo tem como uma das principais funções educar seu público alvo, de acordo com o serviço que sua empresa presta.

Ao ofertar um conteúdo relevante, abre-se uma ótima oportunidade para guiar quem acessa o conteúdo a entender a importância do produto ou serviço que sua empresa vende e, desta forma, gerar a necessidade na mente do público.

Além disso, o marketing de conteúdo é uma oportunidade para tirar dúvidas dos seus atuais clientes sobre temas ligados ao seu mercado. Assim, evita-se a necessidade de o cliente entrar em contato com a empresa, tomando um tempo de quem o atende, pois a dúvida já seria sanada com o conteúdo.

Gerar autoridade e reconhecimento da marca

Oferecendo conteúdo de qualidade ao público e, desta forma, impactando positivamente em seu dia a dia, você acaba fortalecendo a imagem da sua marca e transparecendo credibilidade e tornando sua empresa uma referência no mercado.

Com o tempo a sua fonte de conteúdo (site, blog, etc.) passa a se tornar relevante, a ser mais encontrada em buscadores como o Google e, assim, atingindo um número maior de pessoas, que também passarão a confiar mais em seu conteúdo.

Gere contatos

A oferta de conteúdo é uma excelente oportunidade para se captar o contato de possíveis clientes para o seu negócio. Você pode solicitar alguns dados de contato ao visitante de sua página para que ele tenha acesso ao conteúdo completo, por exemplo.

De posse destes dados é possível alimentar a sua equipe de vendas para que realizem um contato ativo e, desta forma, possam aumentar os negócios fechados. Isto vai depender da forma com que você vende seu produto ou serviço.

Lembre-se que o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de estreitar laços com seu público, educa-lo sobre o que você vende e, também, conseguir mais e melhores contatos. Bom trabalho!

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores